Quem tem mau hálito sente?

Perguntado por: upacheco4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória. As células do nosso olfato rapidamente se acostumam a um odor, e se ele for constante, deixamos de senti-lo para assim perceber novos cheiros.

Na maioria dos casos, o mau hálito, ou halitose, tem origem na própria língua, órgão revestido por papilas que conduzem informações ao cérebro com o intuito de reconhecer o sabor dos alimentos. Entre as papilas há pequenas criptas onde se acumulam restos de alimentos e células que descamam do epitélio lingual.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

Beba água ou café.
O consumo de café e de água pode ajudar a reduzir o bafo de álcool. A água repõe a hidratação perdida pelo consumo de bebida alcoólica e estimula a salivação, que diminui o cheiro alcoólico em seu hálito. O café tem um aroma forte, que pode disfarçar o cheiro desagradável da bebida.

Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

Causas. Além da ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Halitose genuína – subdividida em: – halitose fisiológica: causada por saburra lingual e pouca higiene bucal;- halitose patológica: intra-oral: exala odor pela cavidade oral; e extra-oral: pode apresentar ao mesmo tempo mau odor oral e nasal ou unicamente mau odor nasal.

Sinusite, broncopneumonia, abscessos, amigdalite e faringite, por exemplo, podem estar associadas à halitose. As secreções geradas por essas doenças, em conjunto com as bactérias causadoras desses tipos de inflamação e infecção, favorecem o surgimento do mau hálito e deixam um gosto bem desagradável na boca.

Mantenha uma higiene bucal correta e frequente
Além da escovação com creme dental, uso de enxaguantes bucais e fios-dentais sempre ao acordar, após as refeições e antes de dormir, outros cuidados podem ser incorporados a essa rotina para garantir resultados mais efetivos, como uma limpeza específica para a língua.

Halitose, mau hálito, bafo…
Em 60% das vezes, aquele odor desagradável que sai da boca é provocado pela saburra, uma camada branca que se deposita na língua.

Alterações na saliva podem causar mau hálito? Pacientes que apresentam mudanças na produção salivar pode sim apresentar mau hálito. Essa alterações são consideradas como causas indiretas desse odor bucal. Isto porque elas, por si só, não conseguem provocar essa condição.

Entre um teste e outro de perfume, cheirar os grãos de café ajuda o olfato a diferenciar os dois odores. Se estiver em dúvida sobre o status da axila, peça uma xícara de café no bar mais próximo. Com ela em mãos, inspire fundo o perfume do café. O cheiro da bebida é forte e vem de uma única fragância.

O que fazer: deve-se ir ao ginecologista para avaliação e iniciar o tratamento mais adequado, que consiste no uso de antibióticos, como azitromicina ou ceftriaxona, por exemplo, por 7 a 10 dias.

Selecionamos para você algumas dicas e boas práticas que devem ser incluídas na sua rotina.

  1. Evite ficar muitas horas sem comer. Ficar muitas horas sem comer pode ser a causa do mau hálito. ...
  2. Beba bastante água ao longo do dia. ...
  3. Escove os dentes e use fio dental regularmente. ...
  4. Escove a língua. ...
  5. 23 Comentários.

Dietas muito restritivas podem levar ao mesmo efeito, assim como a pouca ingestão de água e alimentação de algumas comidas fortes, como alho e cebola. Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.

Segundo a presidente da Associação Brasileira em Halitose, Dra. Cláudia Gobor, “o café possui propriedades que podem deixar a boca seca, o que sem dúvida, pode causar mau hálito”.

O Bom Hálito Spray é utilizado por pessoas com mau hálito ou halitose. O produto aromatiza o hálito, proporcionando mais segurança e bem-estar. Pode ser usado sempre que achar necessário e também após as refeições, bebidas e cigarro. A embalagem contém 35ml.

Escolha o creme dental parodontax com sua fórmula de baixa abrasão com bicarbonato de sódio, que remove fisicamente a formação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva.

Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.