Quem tem mal de Parkinson sente dor?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um dos sinais iniciais da doença de Parkinson, que surgem muito antes até do paciente ser diagnosticado, é a dor. Esta é a conclusão de um estudo que mostrou que a dor pode ser um marcador importante da doença e surgir antes mesmo de qualquer comprometimento motor.

Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra.

Verdade: Se os sintomas piorarem ao longo de dias ou semanas, é essencial procurar uma causa subjacente. Alterações de medicação, infecção, desidratação, privação de sono, cirurgia recente, estresse ou outros problemas médicos podem piorar os sintomas da DP.

Entre 20% – 40% das pessoas com Parkinson relatam a experiência de alucinações ou delírios.

Doença de Parkinson: 7 dicas para dormir melhor

  1. Defina uma programação. Defina um horário específico para ir para a cama. ...
  2. Limite de cochilos. ...
  3. Passe algum tempo com luz natural. ...
  4. Pratique exercícios. ...
  5. Evite nicotina, álcool e cafeína. ...
  6. Tente relaxar. ...
  7. Regule a temperatura do quarto.

Estágio 5 – Totalmente Dependente
O último estágio de Parkinson apresenta os mais debilitantes sintomas.

Em geral, não é indicado para tratamento de pacientes com Parkinson, pois pode piorar os sintomas motores.

O último dos estágios da doença de Parkinson é o mais debilitante. Como a rigidez muscular tomou proporções altas, o indivíduo praticamente não tem mais estabilidade para ficar de pé, nem consegue mais andar. Geralmente, nessa fase, ele fica acamado e se movimenta apenas com o auxílio de cadeira de rodas.

Estágio 5: Locomoção Dependente
Este é o estágio mais avançado e debilitante. A rigidez nas pernas pode tornar impossível ficar em pé ou andar. A pessoa precisa de uma cadeira de rodas ou está acamada. Cuidados de enfermagem 24 horas são necessários para todas as atividades.

A pessoa sente tontura repentina ou uma sensação de que vai desmaiar, comprometendo equilíbrio e aumentando os riscos de queda. Eventualmente pode ocorrer mal estar e suor frio até efetivamente desmaios, ou mesmo piora repentina dos sintomas como dificuldade para se movimentar e lentidão do pensamento.

O parkinsoniano também pode ter uma fala monótona, ou seja, sem os tons graves e agudos realçados. Para quem ouve, as frases têm pouca entonação e velocidade, o que dá a impressão de falta de emoção. Alguns pacientes, por outro lado, tendem a acelerar o ritmo das palavras, o que também dificulta a compreensão.

Além dos remédios, é recomendado que a pessoa com Parkinson pratique atividades físicas regulares e moderadas, para estimular os movimentos. Terapias auxiliares como fisioterapia, fonoaudiologia e suporte psicológico também exercem um papel importante na melhoria da qualidade de vida e independência do paciente.

Auxílio-Doença ou Aposentadoria Por Invalidez
O mal de Parkinson conforme disposto no artigo Art. 151 da Lei 8.213/91 dispensa o segurado do regime geral de previdência a cumprir a carência (pagamento de 12 meses ao INSS) normalmente exigida para a concessão da aposentadoria.

Carboidratos refinados, como o arroz branco, o pão, a batata, também vão causar esse pico de insulina. Outra questão é: bebida alcoólica não deve ser consumida por quem tem o Mal de Parkinson, porque também vai causar um desequilíbrio e aumentar o nível inflamatório.

Os alimentos gordurosos ou fritos têm digestão mais lenta e podem piorar a constipação. Evite bebidas alcoólicas, pois elas têm muitas calorias e poucos nutrientes. Beber álcool pode causar muitos problemas de saúde e acidentes, piorar o equilíbrio e ainda interagir com os remédios.