Quem tem mais tendência a queloide?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Sabe-se que pessoas de pele negra, morena, orientais ou miscigenados têm maior propensão à formação de queloides.

Quem tem tendência a quelóide pode desenvolvê-lo por conta de uma perfuração de piercing ou pelas feridas advindas de tatuagens. Como comentado, não existe uma forma exata de prever, mas qualquer tipo de lesão pode dar origem ao problema.

Existem partes do corpo que o risco de ter queloide é maior, como nas costas, áreas de dobras, colo e orelhas, por exemplo. Para evitar isso, o médico pode comprimir a região da cicatriz no pós-operatório, uma medida fundamental para prevenir o queloide.

A prevenção de queloides pode ser alcançada através de cuidados adequados após o procedimento cirúrgico, tais como repouso adequado, massagem, uso de curativos especiais, hidratação e aplicação de corticosteroides.

Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides; Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana; Curativos à base de silicone, etc.

Corticosteróide injetado diretamente no tecido, geralmente de 3 a 4 tratamentos, com 30 dias de intervalo, reduz um queloide a uma cicatriz plana e reduz a vermelhidão, coceira e ardor. A remoção cirúrgica é usada para formações mais amplas. A técnica pode empregar um bisturi, bisturi elétrico ou laser.

Segundo a médica, alguns queloides vão diminuindo de tamanho durante os anos, mas podem aparecer novamente. “Tratamentos com corticoide, com laser ou até mesmo remoção cirúrgica. Tudo vai depender do caso e da extensão das marcas”, indicou a dermatologista.

Pessoas com histórico de queloides, que são cicatrizes elevadas e grossas que se formam após uma lesão na pele, devem evitar a micropigmentação. Isso porque a técnica pode causar a formação de novos queloides.

Queloide ou cicatriz queloidiana é uma protuberância causada pelo excesso de proteína (colágeno) na pele que acontece devido a um processo demasiado de cicatrização - como se as células não soubessem o momento certo de parar de produzir um novo tecido para a pele.

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original.” Mas vamos ao que interessa: quem tem queloide pode fazer tatuagem? SIM!

Qual é o preço da cirurgia para tirar queloide da orelha? A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Junho/2023). Os valores variam de acordo com a expertise do cirurgião, local de operação e tamanho da queloide.

Pré-opretório: Hidratação das cicatrizes: o Queloide não possui glândulas sebáceas nem sudoríparas, sua desidratação gera um ciclo vicioso levando à piora da coceira e aumento da cicatriz. Será indicado um hidratante ou umectante mais adequado para cada tipo de pele e cicatriz.

Evite: Camarão – o crustáceo tem concentrações elevadas de quitosana, uma molécula que favorece a inflamação da pele. Carne de porco – ela também inflama a pele, o que pode levar a um aumento na produção de colágeno e gerar o queloide.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.