Quem tem mais rebaixamento?

Perguntado por: usantos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Rebaixado de forma antecipada na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Avaí se torna agora o clube com o maior número de quedas da competição desde a adoção dos pontos corridos como formato de disputa, em 2003. Ao todo foram cinco: 2011, 2015, 2017, 2019 e, agora, em 2022.

Além da dupla de gigantes, os campeões brasileiros Vasco e Bahia também retornam à Série A, que terá todos os grandes em 2023. Na parte de baixo da tabela, Náutico, Brusque e Operário-PR já chegaram rebaixados à última rodada, que selou também o descenso do CSA, derrotado pelo campeão Cruzeiro no Mineirão.

O Flamengo flertou com o rebaixamento durante muitos anos, viveu cenário bem diferente do atual por bastante tempo, mas de fato nunca experimentou um rebaixamento.

Entre todas as equipes que já participaram do Brasileirão e estão hoje na primeira divisão, só quatro equipes nunca foram rebaixadas: Santos, Flamengo, São Paulo e agora Cuiabá.

1933: O Rubro Negro terminou na última colocação do estadual, como o Flamengo era um dos donos da federação carioca, jamais cairia pra segunda divisão, o clube fazia parte da criação do regulamento, e os flamenguistas alegam que não havia rebaixamento naquele ano, sendo que em 1916 já existia segunda e terceira divisão ...

Flamengo, Santos e São Paulo são os únicos dos grandes times nacionais que nunca sofreram rebaixamento no Brasileirão.

Operário-PR, Brusque e Náutico estão rebaixados à Série C do Brasileiro.

Jogarão a Segundona em 2023: o ABC, Mirassol/SP, Botafogo/SP e o Vitória/BA, que subiram da Série C, o Ceará/CE, Atlético/GO, Avaí/SC e Juventude/RS, rebaixados da Série A, além do Sampaio Corrêa/MA, Ituano/SP, Sport/PE, Criciúma/SC, Londrina/PR, Guarani/SP, CRB/AL, Ponte Preta/SP, Vila Nova/GO, Chapecoense/SC, ...

A Série D 2022 definiu neste domingo os quatro times que conquistaram o acesso para a Terceira Divisão do próximo ano. América-RN e Amazonas cravaram suas vagas neste domingo e se juntaram a São Bernardo e Pouso Alegre, que se classificaram no sábado.

Coritiba

Com 45 pontos, somente em 2009 o Coritiba foi rebaixado com essa pontuação.

Além da Raposa, subiram Grêmio, Bahia e Vasco. Essas equipes se juntam a outras 16 que disputaram a Série A em 2022. O Palmeiras foi o grande vencedor do torneio deste ano.

Três vezes rebaixados
O time de Florianópolis caiu também em 2008 e 2012. O Vasco, em 2008, 2013 e 2015.

Com a decisão desta segunda-feira, a Lusa foi rebaixada no lugar do Fluminense. O clube rubro-negro escapou da queda para a segunda divisão justamente porque fica à frente dos paulistas.

1. Flamengo (Brasil) – 42 milhões. O que começou como um clube de regatas é hoje o mais popular time de futebol do mundo!

O Flamengo não foi rebaixado no Brasileirão de 1995, embora tenha feito uma de suas piores campanhas na história do nacional, quando terminou sim entre os quatro últimos, mas naquela edição, diferente das atuais, só duas equipes eram rebaixadas, prática que era utilizada em edições anteriores do torneio naquela época.