Quem tem mais favela Rio ou SP?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.

Cerca de 9,4% da população da cidade de São Paulo vivem em favelas, segundo o Mapa da Desigualdade de 2022, lançado hoje (22) pela Rede Nossa São Paulo. O percentual chega a 32,7% no distrito da Vila Andrade, zona sul paulistana, e a 25,1% na Brasilândia, na zona norte.

A região metropolitana reúne 1.702.073 pessoas morando em favelas, o que corresponde a 14,4% da população da região. As favelas cariocas apresentam aspectos que as diferenciam daquelas do restante do país.

Favela Sol Nascente

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

Rocinha

Não será propriamente a honra mais agradável de ostentar, mas o Sol Nascente, onde agora há 32.081 residências registadas - segundo dados prévios do Censo 2022, do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) - é a nova maior favela do Brasil, destronando a famosa Rocinha, do Rio de Janeiro.

São os casos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, Guararema, em São Paulo, e Seropédica, no Rio. Das regiões metropolitanas, Belo Horizonte e Curitiba são as que têm mais "ilhas" sem favelas.

Mato Grosso do Sul

O estado com a menor proporção é o Mato Grosso do Sul (0,74%).

São Paulo tem o maior número de favelas do Brasil, com 1.715 ocupações cadastradas pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB). Estima-se que elas comportam 391 mil domicílios e mais de dois milhões de moradores, o equivalente a 11% da população da cidade.

Todos os bairros que descreveu são bons, mas o que tem menos índices de assalto ainda é a Barra da Tijuca. Lá não tem favela e nem morro e por isso o número menor de incidentes, mas não ache que não tenha, pois em jacarepaguá, bairro próximo, tem favelas e isso traz pra cá alguns meliantes.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

  1. 1 - Heliópolis. É a maior favela de São Paulo com mais de 200 mil habitantes. ...
  2. 2 - Paraisópolis. Também na zona sul, na Vila Andrade, é a segunda maior favela da cidade, com 330 mil m² e cerca de 100 mil habitantes. ...
  3. 3 - Nova Jaguaré Abrange 4.500 casas na zona oeste. ...
  4. 4 - Recanto do Paraíso. ...
  5. 5 - Jardim Iporanga / Esmeralda.

Heliópolis

Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo. Os barracos deram origem as construções de alvenaria.

Itaim Bibi

Itaim Bibi
Em São Paulo, a média do preço do metro quadrado em 2021 é de R$ 9.366, de acordo com o índice recente do mercado imobiliário. Porém, o bairro Itaim Bibi é um dos mais caros da cidade, chegando a mais de R$ 16 mil o metro quadrado.

O Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, é o bairro mais negro da cidade. 60% das pessoas que moram na região são pretas ou pardas.

Bairros mais seguros do Rio de Janeiro

  • Copacabana.
  • Ipanema.
  • Barra da Tijuca.
  • Recreio dos Bandeirantes.
  • Leblon.
  • Lagoa.
  • Urca.
  • Botafogo.