Quem tem mais de 60 anos têm direito a 8 benefícios?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

As pessoas com mais de 60 anos têm direito a 8 benefícios exclusivos. Eles são destinados aos idosos e aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses benefícios começaram a valer em 2003 com a publicação do Estatuto do Idoso.

5 benefícios para quem tem mais de 60 anos

  1. Meia entrada. ...
  2. Prioridade em processo judiciais e atendimentos. ...
  3. Isenção de imposto de renda e IPTU. ...
  4. Gratuidade em transporte público. ...
  5. Limite de reajuste em plano de saúde.

Pessoas acima de 60 anos têm direito à isenção de pagamento do IPTU, desde que sejam aposentadas, com renda de até dois salários-mínimos, utilize o imóvel como sua residência e de sua família e não seja possuidor de outro imóvel.

Governo libera 8 benefícios para os cadastrados no CadÚnico

  1. Projovem Adolescente. ...
  2. Passe Livre para deficientes. ...
  3. Bolsa Família. ...
  4. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ...
  5. Transporte gratuito para idoso. ...
  6. Desconto de Energia Elétrica. ...
  7. Fomento às Atividades Produtivas Rurais. ...
  8. Minha Casa minha vida.

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

Oferece atendimento no domicilio, por meio de acompanhamento domiciliar aos idosos em situação de isolamento, dependência de cuidados e que não conseguem frequentar o serviço em suas atividades de convivência.

A extinção do direito à gratuidade para idosos na faixa entre 60 e 65 anos foi anunciada então para 1º de janeiro de 2021, mas pouco depois optou-se por prorrogar o início da medida, criando um período de adaptação de um mês.

A chegada aos 60 anos é definido como um dos períodos de transição mais importantes de nossas vidas. Com os filhos fora de casa, todo cenário habitual começa a mudar. A aposentadoria está “à vista”, mesmo que não planejemos deixar nossos empregos tão cedo.

Atualmente, apenas idosos com 65 anos ou mais têm direito à isenção. Antes, o benefício também valia para pessoas com 60 anos ou mais, mas foi revogado no início do ano passado.

São esses direitos que iremos falar neste texto.

  1. 1 – Transporte de graça. Alguns estados têm regras específicas para liberar o transporte público e intermunicipal aos idosos e aposentados. ...
  2. 2 – Atendimento preferencial. ...
  3. 3 – Farmácia gratuita e popular. ...
  4. 4 – Plano de saúde continuado. ...
  5. 5 – Isenção de IPTU.

A partir de janeiro de 2023, o público desta faixa etária poderá usufruir do benefício por meio de um bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível, que pode ser utilizado no metrô, nos trens e ônibus intermunicipais da EMTU.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que: Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Onde solicitar
Confira aqui se no município que você reside o cartão do idoso deve ser solicitado no Detran. SP ou na prefeitura. Se no seu município o cartão do idoso deve ser solicitado no Detran. SP, você poderá solicitar o serviço na unidade de atendimento do município de domicílio ou pelo portal.

· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada; · A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade; ·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família; · Idoso deve ter liberdade e autonomia.

Quem pode utilizar este serviço? Pessoas idosas (acima de 60 anos) cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos.