Quem tem maior massa no átomo?

Perguntado por: uveloso . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Com isso, podemos concluir que o núcleo atômico, além de ser minúsculo, comporta a maior parte da massa do átomo. Para quem não sabe, a massa total é a soma das massas dos prótons e nêutrons. Quanto à carga do núcleo, podemos dizer que o corpo central do átomo é eletricamente positivo.

A maior parte da massa do átomo se deve ao núcleo. parte do volume do átomo se deve aos elétrons.

núcleo

A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, uma pequena e densa região.

Hoje sabemos que os elétrons são as partículas de menor massa que compõem o átomo. São necessários 1836 elétrons para chegar à massa de um próton ou de um nêutron, que são as partículas que compõem o núcleo atômico.

Assim, eles diminuem as forças de repulsão entre os prótons e mantêm o núcleo estável, com as partículas unidas. A massa de um nêutron é igual a 1,675 . 10-27 kg, sua massa em unidade de massa atômica é relativamente igual a 1.

O núcleo é a parte pesada do átomo e suas partículas não se movimentam. A eletrosfera é a parte externa do átomo e tem suas partículas sempre movimentando-se em volta do núcleo. As partículas que formam o núcleo são: os prótons, que têm carga elétrica positiva, e os nêutrons, que não têm carga elétrica.

Físico ensina como o quark, a menor partícula do átomo, é formado. Em uma escala decrescente, a matéria é formada por moléculas, cuja composição é feita por átomos, que possuem elétrons orbitando em torno de um núcleo constituído por prótons e nêutrons.

Possuem uma massa de aproximadamente 9 x 10-31 kg, cujo valor é cerca de 1836 vezes menor que a massa do próton, e uma carga de -1,60 x 10-19 C.

Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa; Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.

O átomo tem basicamente elétrons e prótons, os prótons estão todos concentrados no núcleo do átomo. A massa do próton é muito maior que a massa do elétron. Isso nos permite dizer que a maior parte da massa do átomo está concentrada em seu núcleo.

A região de maior volume de um átomo é a eletrosfera, formada em sua maior parte por espaços vazios. O núcleo é a região central, pequena e densa do átomo, que comporta os prótons e nêutrons.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

A massa atômica de determinado elemento químico indica quantas vezes ela é maior que a massa de 1 u ou 1/12 da massa de um átomo de carbono 12. “A massa atômica de um átomo é a sua massa determinada em unidades de massa atômica (u), sendo que 1 u é igual a 1/12 da massa de 1 átomo de carbono 12.”

O núcleo atômico concentra praticamente toda a massa do átomo, sendo uma parte muito pequena mesmo: tanto o próton como o nêutron são cerca de 100 mil vezes menores do que o próprio átomo inteiro!

A maior quantidade de massa presente num átomo está localizada no núcleo onde estão os prótons e os nêutrons,o resto está na eletrosfera.

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria.