Quem tem lúpus sente muito frio?

Perguntado por: eleiria . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O fenômeno de Raynaud não é exclusivo do lúpus e pode ocorrer mesmo em pessoas sem doença alguma diagnosticada. Frio, cigarro e cafeína podem ser gatilhos para esse sintoma.

Sintomas do lúpus
Segundo a SBR, a dor nas articulações, com ou sem inchaço, acontece em cerca de 90% dos casos, principalmente nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés. A pele é atingida em 80% dos casos, sendo a mancha avermelhada no rosto o sintoma mais conhecido.

– queixas de febre sem ter infecção, emagrecimento e fraqueza são comuns quando a doença está ativa; – manifestações nos olhos, aumento do fígado, baço e gânglios também podem ocorrer em fase ativa da doença.

A artrite ou inflamação das articulações pode estar presente em mais da metade dos pacientes e se manifesta como uma dor persistente acompanhada de inchaço, calor e sensação de rigidez (entorpecimento ou retesamento) em uma ou mais articulações. Geralmente, isso indica que o lúpus está ativo.

Os gatilhos para desencadear o Lúpus, de acordo com a ciência, são: Luz solar: a exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver lúpus. Além disso, esse tipo de postura também pode provocar câncer de pele.

Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias).

Com efeitos de medicamentos, preocupações, ansiedade ou dor, algumas pessoas com lúpus podem ter dificuldade para dormir. O sono é um processo ativo e reparador de extrema importância para a saúde física e mental.

O Projeto de Lei 524/19 assegura às pessoas que possuem lúpus eritematoso sistêmico os mesmos direitos e garantias de benefícios sociais previstos na Constituição às pessoas com deficiência física ou intelectual. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O lúpus é uma doença crônica (de longa duração) que alterna períodos de calma ou remissão com outros de reativação, chamados de surtos. Os sintomas aparecem e desaparecem. Pode causar inflamação (por exemplo, lesão na pele) uma semana e nenhum sintoma na semana seguinte.

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado; Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.

Muitos pacientes relatam dificuldade para dormir e sensação de que o sono não foi reparador. Também é bastante comum a doença estar associada ao cansaço excessivo e a transtornos como ansiedade e depressão, além de provocar dificuldades de memória e atenção”, salienta a especialista.

Muitas pessoas com lúpus podem achar difícil manter um peso adequado em consequência do uso de corticoides e do sedentarismo. É importante entender que, nas pessoas com lúpus, a obesidade pode estar associada a atividade de doença, depressão, bem como fadiga e dor.

Em alguns casos, o lúpus pode danificar as células do cérebro, levando diretamente a problemas cognitivos. No entanto, na maioria dos casos, outros fatores podem influenciar para que o paciente desenvolva este estado, incluindo fadiga, estresse e depressão.

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo.

Lúpus cutâneo discóide
Em alguns casos, este tipo de lúpus cutâneo pode ser assintomático (não apresenta outros sinais ou sintomas). No entanto, na maioria dos casos pode manifestar-se os seguintes sinais e sintomas: Dor; Prurido (comichão);