Quem tem lúpus sente dor nas pernas?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias).

Em algumas pessoas, o lúpus afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o que causa desde alterações emocionais e do estado de ânimo, até problemas de memória, psicose, convulsões ou acidentes vasculares cerebrais.

Alguns dos sinais e sintomas iniciais mais frequentes são: inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.

Os distúrbios do sono podem variar: dificuldade para iniciar o sono, má qualidade dele, sono não reparador, acordar várias vezes durante a noite, acordar cedo, sono durante o dia, fadiga crônica e sensação de pouco descanso.

Alguns sintomas são gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins.

Isto é, são deformidades redutíveis, não fixas. Essas deformidades acontecem porque o lúpus pode afetar os ligamentos e os tendões responsáveis pela estabilização dos ossos de cada articulação. Tais deformidades são conhecidas como “Artropatia de Jaccoud”.

A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações). Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus.

O lúpus, geralmente, faz a pessoa desenvolver tendência a engordar, então é preciso cuidado redobrado. Com uma dieta disciplinada, sem sal e açúcar, Ana Geórgia conseguiu perder 14 quilos. Se em abril de 2013, ela pasava 76 quilos, em maio deste ano a balança passou a registrar 62 quilos.

Foi apresentado no Senado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) o PL 2.472/2022, que inclui o lúpus e a epilepsia na lista de doenças dispensadas do prazo de carência para concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade, concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Não. Emoções negativas como a perda de um parente próximo ou uma separação, podem desencadear os sintomas iniciais da doença ou provocar uma reativação.

Sim, pessoas com lúpus podem ter direito ao BPC se preencherem os requisitos estabelecidos pela lei, como ter uma renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo e apresentar limitações físicas ou intelectuais que comprometam sua capacidade de trabalho e autonomia.

O rash piora com a luz do sol e também pode ser generalizado. Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol. Dificuldade para respirar. Dor no peito ao inspirar profundamente.

Pacientes com esclerose sistêmica e lúpus eritematoso sistêmico também costumam reagir com dor ao frio.

O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado; Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.

Cerca de 90% das pessoas com lúpus experimentam algum nível de fadiga. Um cochilo da tarde faz o truque para algumas pessoas, mas dormir demais durante o dia pode levar à insônia à noite.

Candidíase oral, estomatite aftosa (doença inflamatória que causa úlceras, aftas, feridas e vermelhidão na boca), herpes, xerostomia (boca seca) e dificuldade na movimentação da mandíbula podem ser alguns sintomas de pacientes odontológicos que têm lúpus.

O lúpus pode aumentar o risco de trombose ou entupimento de artérias e veias. Isso é mais frequente em pessoas com anticorpos antifosfolipídeos. Quando os vasos sanguíneos que irrigam os pulmões ficam entupidos, é conhecido como embolia pulmonar.

O diagnóstico é feito através do reconhecimento dos sintomas pelo médico. Ao mesmo tempo, como algumas alterações nos exames de sangue e urina são muito características, eles também são habitualmente utilizados para a definição final do diagnóstico.

Lúpus Sistêmico
Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.