Quem tem lombalgia têm direito aposentadoria?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Sim! O segurado que apresenta dor lombar baixa pode receber o auxílio-doença em duas situações: A primeira é quando as limitações ocasionadas pela doença impedem o exercício das atividades profissionais.

No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.

A lombalgia ocorre na parte inferior da coluna vertebral (coluna lombar). Uma grande parcela da população nos dias de hoje convive com o problema. A dor aguda dura, normalmente, até 12 semanas, enquanto a dor crônica pode durar anos, indicando um problema bem mais incapacitante na coluna vertebral.

No entanto, a aposentadoria por incapacidade permanente em razão da lombalgia contém alguns requisitos:

  1. Ter carência de 12 meses no INSS;
  2. Ter qualidade de segurado;
  3. Comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.

CID M54.5 – Dor lombar baixa é uma algia na região inferior da coluna vertebral, conhecida como lombalgia. É subcategoria de CID M54 – Dorsalgia. De acordo com o DATASUS, este código CID abrange dor lombar e lumbago SOE (sem outra especificação).

A dor se agrava com o movimento, ao sentar-se, parar, levantar objetos ou inclinar-se; A dor é aliviada com o repouso e calor; Há antecedentes de fatores psicológicos e laborais estressantes; Em alguns casos, existe antecedente de lesão mecânica ou história de trauma (com ou sem fratura)

A crise aguda de lombalgia se apresenta como uma dor de forte intensidade que, em alguns casos, impede o paciente de andar, sentar e ficar de pé. Embora a intensidade da dor possa ser muito forte, assustando os pacientes pela incapacidade que causa, normalmente não é grave.

Na crise aguda o exercício está totalmente contra indicado. Deve-se fazer repouso absoluto, deitado na cama. Uma alternativa é deitar de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas). Não estão indicados na fase aguda: tração, manipulação, RPG, cinesioterapia, alongamento ou massagem.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4 – L5 e L5 – S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular. Além disso, a dor lombar crônica também pode estar presente.

CID M54 PROBLEMAS NA COLUNA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - YouTube.

A lombalgia é ameaçadora quando é causada por um trauma na medula espinhal ou por uma doença progressiva que pode mutilar ou matar. Causas sinistras de dor lombar são raras, felizmente.

A crise de Lombalgia ou dor lombar aguda é descrita como uma dor de forte intensidade do tipo fisgada, facada, queimação e as vezes mal definida na região lombar baixa essa dor pode ser localizada ou irradiar para região posterior dos glúteos e coxas.

O principal sintoma é justamente a dor na região inferior da coluna vertebral, que fica aproximadamente na altura da cintura. Inicialmente ela tende a surgir de forma discreta, mas com o tempo pode ficar intensa — inclusive irradiando para áreas como as pernas (mais especificamente a parte posterior da coxa).

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

1, Transtorno não especificado de disco intervertebral - CID 10 M51. 9 e Dor lombar baixa - CID 10 M54.

CID M54: o que significa? CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

Muitas pessoas se perguntam se quem tem hérnia de disco, especialmente na região L4-L5, pode se aposentar pelo INSS. Quando essa hérnia torna o trabalhador incapaz e impede de realizar o trabalho, é possível para pedir o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.