Quem tem livre-arbítrio?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc. O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos.

O seu livre-arbítrio (e a sua liberdade e o seu direito) termina quando começa o do outro.

A importância do livre-arbítrio da vontade, tem papel fundamental nas escolhas e ações dos homens, sendo determinante nas decisões que imprimem na vida social as condições necessárias em relação aos preceitos de dignidade. A liberdade do homem é fundamental para a realização da justiça de Deus.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

A liberdade se diferencia do livre-arbítrio pelo fato de que, enquanto a primeira tem sua expressão no mundo externo (ações, expressões, experiências), o livre-arbítrio é uma faculdade que vem de uma consciência interna a partir do autoconhecimento, discernimento e clareza vindos do Ser.

O problema do livre-arbítrio surge do conflito entre duas perspetivas que podemos ter de nós próprios e do nosso lugar no universo. Por um lado, temos a crença no livre-arbítrio - a ideia de que temos uma vontade livre, ou seja, podemos controlar pelo menos algumas das coisas que fazemos ou escolhemos fazer.

O livre-arbítrio é um tema discutido em todos os tempo e épocas, porque é através dele que o ser humano se vê livre para pensar e agir, e esta bela obra de Agostinho nos indica pistas de reflexão sobre o livre-arbítrio na sociedade pós-moderna, onde o ser humano deve ser responsabilizado pelas suas escolhas.

Somos donos do nosso próprio caminho e, cabe a nós, as melhores decisões diante das diversas questões que surgem no decorrer dos dias, no entanto, por vivermos em sociedade, algumas decisões acabam influenciando a vida das pessoas que estão ao nosso redor.

Conquista-se a empatia e, por conseguinte, a capacidade de decidir acertadamente amadurece à medida que se dedica à prática constante e desinteressada do bem. Nessa perspectiva, não há limites para o livre-arbítrio, assim como não se pode restringir o processo de aperfeiçoamento a que tudo está sujeito.

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar. Entretanto, não o faz. ( . . . )

própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.

O Indeterminismo é uma forma de libertarianismo que defende a visão que as pessoas têm livre-arbítrio, e que ações apoiadas no livre-arbítrio são efeitos sem causas.

O autoconhecimento, portanto, é fundamental, para o exercício pleno do livre-arbítrio. Escolhas que afastem o ser inteligente da coerência com sua história propiciam desdobramentos com menor qualidade ou quantidade de experiências e, consequentemente, reduzem o aproveitamento daquela sequência de experiências.

Significado de Arbítrio
substantivo masculino Resolução, determinação dependente apenas da vontade. Desejo de; vontade, talante.

33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher areverencie o marido.

22 Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram. 23 Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.

Platão

Além de Sócrates, dois outros filósofos tornaram a filosofia grega digna das palavras elogiosas de Clemente. Seus nomes: Platão (429-347 a.C.) e Aristóteles (384-322 a.C.) De todos os homens que falaram sobre Deus antes da Era Cristã, Platão foi o maior.