Quem tem lepra sente dor?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

(doença de Hansen; hanseníase)
A lepra varia de leve (com uma ou algumas áreas da pele afetadas) até grave (com muitas áreas da pele afetadas e danos a muitos órgãos). Erupções cutâneas e caroços aparecem, as áreas afetadas ficam dormentes e os músculos enfraquecem.

Lepra é aquela doença que não tinha cura, terrível, todas as pessoas ficavam com deformidades, altamente contagiosa. Hanseníase não, hanseníase é uma doença simples, não precisa se preocupar, tem tratamento e cura, então talvez a gente tenha banalizado muito a hanseníase”, avalia a médica.

De acordo com a pesquisa, 62% dos tatus-galinha (Dasypus novemcinctus) estavam naturalmente infectados pelo bacilo causador da hanseníase.

Além de estar incapacitado para o trabalho, o afastamento deve ser por mais de 15 dias, seguidos ou no período de 60 dias pela mesma doença.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

PATOGENIA: – FONTE DE INFECÇÃO – PENETRAÇÃO DO M. LEPRAE – INFECÇÃO ABORTADA – INVASÃO DO M. LEPRAE – LUTA ENTRE O GERME E O SISTEMA RETÍCULO-ENDOTELIAL – EVOLUÇÃO DA INFECÇÃO.

A doença é classificada em dois tipos principais: lepra paucibacilar e lepra multibacilar. Os dois tipos distinguem-se pelo número de manchas de pele hipopigmentada e dormente – a lepra paucibacilar possui cinco ou menos e a multibacilar mais de cinco. O diagnóstico é confirmado com a análise de uma biópsia.

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença que, não deveria, mas ainda é motivo de muita preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente em países tropicais como o Brasil. O país é o segundo com mais casos de hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia.

DeCS/MeSH: Hanseníase
A principal via de transmissão é a respiratória, por inalação de gotículas contendo o agente causador, Mycobacterium leprae (M. leprae).

A principal causa da hanseníase é a bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. É um parasita que atinge, principalmente, os tecidos epiteliais e nervosos. A infecção ocorre por meio de vias respiratórias ou secreções, até se instalar nos nervos periféricos e no tecido epitelial do doente.

Áreas com diminuição de pelos e do suor; Perda de sensibilidade e dor em nervos periféricos afetados, principalmente mãos, pés e olhos; Fraqueza muscular, com dificuldades até para segurar objetos.

Por fim, há a virchowiana, que é a forma mais grave e com mais sintomas na pele, nos nervos e nos órgãos internos.

A lepra é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A bactéria é transmitida por contato de longo prazo com pessoas que têm lepra. Não se contrai lepra apenas por tocar casualmente ou passar perto de uma pessoa com a doença. Além disso, os tatus podem transportar a lepra.

Evangelho (Lc 17,11-19)
Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”

Sabemos que doença é transmitida pelo ar, pelo Mycobacterium leprae, sendo que os objetos que estavam na casa desta pessoa poderiam sugerir outras formas de contaminação.

Acredita-se que a doença tenha surgido no Oriente e se espalhado pelo mundo por tribos nômades ou por navegadores, como os fenícios. Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, antigamente a enfermidade era associada ao pecado, à impureza, à desonra.

A hanseníase está na lista de doenças graves que possibilitam ao segurado obter o benefício de Aposentadoria por Invalidez, hoje chamada incapacidade permanente, sem cumprir o período mínimo de carência, que é o tempo mínimo que o indivíduo tem que contribuir para ter direito a um benefício.