Quem tem isquemia do miocárdio pode tomar café?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), não há nenhuma evidência que mostra que o café faz mal para o coração, mas já se sabe que o seu consumo pode elevar a pressão arterial por mais de três horas. Entretanto, a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que de maneira moderada.

Desde que em quantidade habitual e que o paciente seja acostumado a tomar café, não há nenhuma restrição à ingestão da bebida por pessoas com problemas de hipertensão, problemas na válvula mitral ou que já passaram por cirurgias cardiovasculares, como ablação e cateterismo.

Pacientes em tratamento para insuficiência da válvula mitral precisam de cuidados especiais: controle da pressão arterial. controle da obesidade. não fumar, nem beber bebidas alcoólicas e café

Além de grávidas, sensíveis à cafeína e crianças e adolescentes, Cercato alerta que devem consumir café com moderação os cardiopatas e as pessoas que fazem uso de suplementos de academia, produtos ricos em cafeína.

O café descafeinado é uma boa alternativa para quem tem problemas com a cafeína, como é o caso de quem percebe aumento de ansiedade após ingerir o café comum, mas ainda assim não abre mão do sabor da bebida.

Para saber se você está passando da conta, o ideal é ficar atento a alguns sintomas que podem indicar overdose de cafeína:

  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Tontura.
  • Diarreia.
  • Dor no peito.
  • Dificuldade para respirar.

Em reportagem de VivaBem, especialistas recomendam o consumo de, no máximo, 400 mg de cafeína por dia, isto equivale a mais ou menos: 5 xícaras (60 ml cada uma) de café de coador. ou 3 a 4 cafés expressos.

A cafeína é um estimulante que aumenta capacidade de concentração, atenção, aumenta levemente os níveis pressóricos e pode provocar palpitações, além de inflamação no estômago e alterações no esmalte dentário. Como quase tudo na vida, deve ser consumido com moderação, evitando excessos de consumo.

b) Não interromper o uso das medicações diárias (inclusive os antiplaquetários – AAS e Clopidogrel), exceto dos recomendados abaixo.

Os cereais (arroz, feijão e mesmo massas) podem ser comidos em quantidade moderada, e devem ser sempre acompanhadas de verduras e legumes. Cereais integrais (arroz e trigo integral) são melhores, porém cereais refinados também podem ser consumidos. 4. Pães também podem ser consumidos, em pequenas quantidades.

Recomendações Dietéticas Essenciais. Entretanto, de modo global, existem algumas recomendações dietéticas essenciais que devem ser seguidas por todos os pacientes: Diminuição da ingestão de carboidratos (pães, massas, arroz, bolos, biscoitos), principalmente os refinados.

Procure fazer uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, queijos e carnes magras. Evite alimentos industrializados, enlatados. O sal deve ser rigidamente evitado! Não beba líquidos em excesso, mas também não deixe de ingerí-los.

“Previne doenças cardiovasculares e também tem uma certa proteção ao fígado, como doenças como a cirrose, por exemplo. Mas é preciso ficar atento: se tomado em excesso, o café pode deixar a pessoa irritada, com insônia, dor de estômago, além dos batimentos cardíacos irregulares”, alerta.

Quem tem insuficiência cardíaca pode tomar água com frequência.

Ao contrário do que acreditava Davis, pular o café da manhã não prejudica a silhueta. Diversos estudos mostram que aqueles que tomam e aqueles que pulam o café da manhã acabam tendo a mesma ingestão calórica no fim do dia. O hábito também não ajuda a emagrecer.