Quem tem intolerância à lactose pode comer mussarela de búfala?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A mussarela de búfala CONTÉM LACTOSE SIM, cerca de 5% do leite de búfala é composto de lactose, por isso deve ser evitada por quem é intolerante!!

A Taeq, em especial, disponibiliza opções de queijo mozzarella de búfala, ricota sem lactose e outros que são mais lights e saudáveis. O diferencial desses alimentos é que eles vêm com uma adição de lactase (enzima responsável pela digestão da lactose) e, por isso, são inofensivos para quem tem intolerância.

Lembrando, leite de búfala tem lactose e por isso não é alternativa para os intolerantes.

queijo cheddar

Cheddar. O queijo cheddar é dos mais populares ao redor do mundo, mas o que muitos não sabem é que ele é dos com menos lactose.

Não há um período de crise específica, ou seja, não podemos afirmar que qual será a duração da crise. Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose. O consenso é que pode durar o tempo que a lactose fica presente no nosso organismo.

Menos lactose
Os queijos de búfala e de cabra são os que têm menor quantidade de lactose. Portanto, podem ser uma alternativa para quem não se dá muito bem com o leite de vaca por esse motivo, explica Karin.

Muçarela de búfala, ou Mozzarella di Bufala, em italiano, é uma mussarela feita de leite de búfala doméstico. Na verdade, conforme mencionado abaixo, os queijos feitos de leite de búfala são mais ricos em cálcio e proteínas e têm menos colesterol do que o leite de vaca.

Quais os benefícios da mussarela de búfala? Não é só pela cremosidade que esse queijo se destaca. É fonte de cálcio e proteína, fósforo, magnésio, zinco, selênio e potássio e fornece vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E - nutrientes essenciais para o bem-estar e bom funcionamento do organismo.

Pão de queijo
Porém, não é todo mundo que pode consumir essa delícia, como é o caso dos intolerantes à lactose. A boa notícia é que existem receitas sem lactose. Em algumas versões, o queijo é substituído por batata, mandioca, batata-doce e outros ingredientes que garantem a textura muito parecida com a tradicional.

Os queijos que contém mais lactose são os queijos frescos, os quais não passam pelo período de maturação, como ricota, cottage, mussarela, minas frescal, etc. Esses queijos, por terem menor teor de gordura, acabam sendo os mais consumidos por quem está buscando emagrecer.

Causas: – deficiência congênita da enzima: a criança nasce com um defeito genético que impossibilita a produção da lactase; – diminuição na produção da lactase em conseqüência de doenças intestinais; – deficiência primária: ocorre diminuição da produção da lactase como conseqüência do envelhecimento.

A mussarela de búfala apresenta maior teor de gordura em comparação ao queijo feito com leite de vaca, porém ela é considerada saudável por possuir menor teor de colesterol em relação ao produto bovino, além de ácidos graxos insaturados que auxiliam na diminuição do colesterol total, LDL (lipoproteína de alta densidade ...

queijo cottage

O queijo cottage, em especial, é fonte de proteínas e tem um baixo teor de calorias - sendo ótimo para preparar pastinhas saudáveis e nutritivas, com folhas e temperos, por exemplo.

Veja, abaixo, uma lista de alimentos que costumam ser excluídos da dieta em casos de APLV: Leite de vaca (todos os tipos: integral, desnatado, semi-desnatado, evaporado, reconstituído, fermentado, condensado, em pó, fluido, desidratado, maltado, sem lactose) Queijo. Leite e queijo de cabra, de ovelha e de búfala.

Segundo o gastroenterologista Flavio Steinwurz e a nutricionista Camila Diniz, qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal, como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de muçarela e a ...