Quem tem intolerância à lactose pode comer algum tipo de queijo?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Isso significa que, dependendo do tipo, a pessoa pode, sim, comer derivados de leite – incluindo os queijos – com moderação e cuidado. Há casos em que a solução é colocar um “ingrediente” a mais no prato: estamos falando daquele “pozinho” que muita gente despeja sobre o prato que contenha derivados do leite, a lactase.

É importante diferenciar alergia à proteína do leite de intolerância à lactose: quem tem alergia ao leite, deve procurar leites específicos que são fabricados a partir de um processo diferente, em que se acrescentam enzimas para quebrar as proteínas (e não a lactose), produzindo, assim, o leite hipoalergênico (HA).

Todos os alimentos derivados do leite contêm lactose
Esse é o caso dos queijos maturados, como parmesão, gruyére, emmental, gouda e provolone. Os queijos que contêm a inscrição “zero lactose” na embalagem, por sua vez, recebem adição da enzima lactase, que destrói a lactose.

Inicialmente, o corte de leites e derivados é feito de forma mais radical, o que garante uma melhora dos sintomas (como inchaço e dores) e a recuperação do organismo. Mas, com o tempo, pode ser feita a reintrodução dos alimentos - um pouco de leite, iogurtes e queijos, por exemplo - sempre com o acompanhamento médico.

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.

Alimentos proibidos
Embutidos e processados: Salsicha, nuggets, frios e comidas congeladas geralmente possuem lactose. Evite o consumo. Leite: O leite de origem animal e todos os seus derivados, como o queijo, a manteiga e os mais diversos tipos de cremes, não devem fazer parte do cardápio dos intolerantes a lactose.

O vilão, nesse caso, é o leite – mais especificamente, a lactose, açúcar presente no alimento e seus derivados. Em pacientes que apresentam a intolerância à lactose, há a incapacidade parcial ou total do organismo produzir a enzima chamada lactase, responsável por quebrar esse açúcar dos produtos lácteos.

Segundo o gastroenterologista Flavio Steinwurz e a nutricionista Camila Diniz, qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal, como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de muçarela e a ...

O açúcar comum (cristal), mascavo, demerara, mel ou similares não pode ser ingerido. O indicado é o uso de adoçantes que não contenham a própria frutose ou o sorbitol. E que não tenham também lactose na sua composição (muito comum em adoçantes do tipo forno e fogão).

Portanto, toda a linha de leites fermentados da Yakult (Leite Fermentado Yakult, Yakult 40, Yakult 40 light e Sofyl) contém lactose, pois possui o leite de vaca na composição.

A versão clássica e cremosa, aquela vendida em copo, é feita de leite acrescido de creme de leite fresco ou mesmo manteiga. Os requeijões, de saída, têm menos lactose. Na verdade, esse teor varia e pode até cair um pouco dependendo da técnica e da formulação empregadas pelo fabricante.

Quais os riscos de não cuidar da intolerância à lactose? Além do desconforto, o paciente pode começar a evitar ingerir alimentos derivados de leite. A falta de cálcio, presente em maior quantidade em alimentos lácteos, acarreta doenças que podem ser irreversíveis, como a osteoporose.

Pizza para intolerantes à lactose: Marguerita
O sabor de marguerita pode ser feito com queijo vegano, que é ideal para intolerantes à lactose e alérgicos, já que não conta com derivados do leite. Feito com fécula de mandioca e outros ingredientes naturais, pode ser utilizado em diversos outros pratos também.

Biomassa de banana verde
À primeira vista, pode até parecer estranho, mas a banana verde é uma boa aliada na substituição de ingredientes lácteos mais consistentes, como o creme de leite.

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

Café da manhã para intolerantes à lactose

  • panqueca de banana, aveia e mel;
  • ovos mexidos;
  • suco de laranja e gengibre;
  • salada de frutas.

Os sintomas de intolerância à lactose variam conforme o grau da doença. Para algumas pessoas, ela surge como um pequeno desconforto. Para outras, náuseas e dores abdominais e são sintomas recorrentes. Existem casos em que a pessoa precisa parar de tomar leite e consumir produtos derivados dele.