Quem tem insuficiência venosa pode caminhar?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

As atividades indicadas para combater a doença são diversas, então você pode optar por aquele que se sentir mais confortável e que se adequar melhor à sua rotina. Caminhada, corrida e ciclismo são as principais opções aeróbicas.

A prática de atividades físicas, principalmente as aeróbicas – o que inclui a caminhada – é fundamental para prevenção e tratamento contra as varizes e por isso é amplamente recomendada. Isso porque os exercícios contribuem para a melhora da circulação sanguínea, combatem o sobrepeso e estimulam a musculatura do corpo.

Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente. Tudo isso é contraindicado. Essa intensidade pode causar não só um aumento de varizes, mas também de hemorroida, de hérnia inguinal e umbilical”.

A indicação é permanecer assim por pelo menos meia hora. ntes de dormir, massageie pernas e pés com movimentos circulares e de baixo para cima, para melhorar a circulação.

O que fazer para melhorar a circulação sanguínea?

  1. Fazer atividades físicas regulares.
  2. Usar meias de compressão elásticas.
  3. Não ficar muito tempo sentado ou de pé
  4. Ter uma dieta balanceada e evitar ingerir muito sal.
  5. Controlar a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol no sangue.
  6. Não fumar.

Alho: O alho é um ótimo remédio caseiro e pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e prevenir a agregação de plaquetas no sangue, além de ajudar a diminuir a pressão arterial; Gengibre: O gengibre é um remédio caseiro para circulação e várias outras doenças, devido a sua ação antioxidante.

1.Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.

Isso acontece em decorrência de problemas como pressão arterial, diabetes e colesterol alto, devido ao estreitamento ou obstrução da circulação do sangue para as células.

Como tratar a veia entupida

  1. Fazer exercícios físicos;
  2. Melhorar a alimentação;
  3. Hidratação;
  4. Parar de fumar e de ingerir álcool;
  5. Controlar o diabetes, a pressão alta e o colesterol.

Entre as causas do problema estão fatores como idade, histórico familiar, obesidade, tabagismo, sedentarismo, gravidez, exposição excessiva ao sol, traumas nas pernas e o uso de pílulas anticoncepcionais contribuem para o aparecimento das varizes ou para agravar o quadro de quem já as têm.

Andar ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, portanto, é uma ótima atividade para quem sofre com varizes. As varizes são veias inchadas e tortuosas que geralmente aparecem nas pernas.

Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente. Tudo isso é contraindicado. Essa intensidade pode causar não só um aumento de varizes, mas também de hemorroida, de hérnia inguinal e umbilical”.

A doença, caracterizada pelo mau funcionamento das veias dos membros inferiores como consequência da hipertensão venosa (aumento da pressão dentro das veias), não costuma levar o paciente a óbito, mas pode comprometer sua qualidade de vida.

Muitas pessoas se perguntam se a insuficiência venosa crônica tem cura, e a resposta é sim, mas a cura pode variar de caso a caso. Algumas pessoas podem ser curadas com mudanças na dieta e no estilo de vida, enquanto outras precisam de intervenções médicas, como cirurgia, escleroterapia ou tratamentos a laser.

A Insuficiência Venosa Crônica pode se apresentar com sinais e sintomas como: presença de veias varicosas; dor, queimação, sensação de peso ou de latejamento; inchaço nos membros inferiores (principalmente no final do dia); escurecimento da pele, conhecida como dermatite ocre (hiperpigmentação devido ao acúmulo de ...

Elevar as pernas ajuda o coração a empurrar o sangue com mais força no sistema vascular, uma vez que diminui a gravidade que “puxa” o sangue para baixo. Dessa forma, o retorno venoso das pernas para o coração é facilitado, garantindo o envio da corrente sanguínea para o tórax e para as outras extremidades.