Quem tem insuficiência renal pode tomar chá de erva cidreira?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

É seguro usar suplementos de ervas ou plantas medicinais se eu tiver doença renal? Não. Você pode pensar que estes produtos podem ajudá-lo em algum problema de saúde, mas como um paciente com doença renal, você não deve usar por não ser seguro.

O hibisco é uma planta que pode ser utilizada para tratamento de pedra nos rins, pois tem propriedade diurética, ou seja, aumenta a frequência urinária. Esta planta também ajuda a reduzir a deposição de cristais nos rins.

Os sucos de Aloe Vera, ou de limão, feitos com água morna, também são eficazes. No decorrer do dia beba pelo menos 2 xícaras de chá de mirtilo, ou de chá verde. Estes são remédios naturais benéficos. Para reduzir a infecção, coloque toalhas aquecidas na região onde estão os rins.

O chá de quebra-pedra ajuda a eliminar o cálculo renal? Verdade – O chá de quebra-pedra pode exercer ações benéficas contra a formação do cálculo renal, entre elas, a diminuição da aglomeração dos cristais presentes na urina, condição necessária para a formação da pedra.

Chá de salsa
De acordo com um estudo publicado pela plataforma PubMed, a salsa, rica em antioxidantes e vitaminas, ajuda a fazer a limpeza dos rins naturalmente.

Uma dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas, sal e potássio é geralmente recomendada. Antibióticos podem ser prescritos para tratar ou prevenir todas as infecções que podem estar causando ou agravando a insuficiência renal. Diuréticos podem ser usados para ajudar os rins a eliminar líquidos.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí. A insuficiência renal é um problema que traz preocupação para as pessoas.

Por ter propriedades calmantes e antioxidantes, o chá de erva-cidreira traz muitos benefícios para a saúde. Pode ser usado para melhorar a qualidade do sono, ajudar quem sofre de ansiedade e ainda controlar problemas digestivos, diminuindo cólicas e gases.

Chá preto – risco de hepatite aguda. Chá verde – risco de hepatite aguda. Carambola – risco de confusão mental, sonolência, vômitos, coma e insuficiência renal aguda. Biri Biri – risco de insuficiência renal aguda e cálculos renais (pedras nos rins)

As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

Como sugestão, a nutricionista indica que os pacientes renais consumam as frutas in natura ou que preparem receitas e sucos com elas. “Sucos verdes e suco de abacaxi com limão, por exemplo, podem ser ótimas opção para se refrescar”, sugere, reforçando que é necessário entender o quadro clínico de cada paciente.

Existem alternativas à hemodiálise? principal opção é a chamada diálise peritoneal. A diálise peritoneal consiste na instalação de um cateter na cavidade peritoneal pelo abdome e é através da membrana peritoneal que a filtragem do sangue acontece.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego.

A insuficiência renal crônica é uma doença irreversível e gradual, com perda progressiva da função renal. Para tratar a insuficiência renal crônica, o paciente tem que se submeter a hemodiálise ou transplante renal.

Pacientes com histórico de doenças renais já devem, naturalmente, evitar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal. No geral, alimentos como carnes, ovos, leite e queijos podem conter um alto índice de proteína.