Quem tem insuficiência renal pode comer melancia?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Já pessoas com doença renal crônica em hemodiálise precisam controlar o consumo não só de água, mas de líquidos em geral e alimentos como melancia, gelatina, sopas, etc.

Melancia previne problemas renais: A melancia é uma rica fonte de potássio, que é útil para corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente. Além disso o alto teor de água na Melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Alguns exemplos de alimentos diuréticos incluem melancia, abacaxi, aipo e pepino. Adicionar esses alimentos à dieta mantém os rins saudáveis e reduz os níveis de creatinina no corpo.

banana

Possivelmente a mais lembrada quando o assunto são alimentos ricos em potássio, a banana geralmente apresenta mais de 10% da quantidade diária do mineral recomendada para consumo.

Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

As frutas que são boas para a saúde dos rins são o morango, a maçã, o limão, o abacaxi e qualquer outra fruta rica em citratos, pois os citratos previnem a formação de cálculos renais.

Não ultrapasse! Algumas frutas e legumes são compostos por até 98% de água (melancia, tangerina, pêra, laranja, melão, tomate, couve-flor, brócolis, etc).

“Melão, kiwi, laranja, maracujá, caju e abacaxi são frutas refrescantes e que possuem nível moderado de potássio. Nesses casos, a indicação é consumir de forma moderada, seguindo recomendação baseada no quadro de cada paciente”, recomenda a especialista.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí. A insuficiência renal é um problema que traz preocupação para as pessoas.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial.

Indicada para pacientes com insuficiência renal, que tem dificuldade em eliminar o excesso de potássio ingerido. Alimentos que devem ser ingeridos: frutas: laranja lima; banana maça; abacaxi; morango; manga; melancia; pêra; maça; acerola; caqui e jabuticada.

- Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

Frutas – O consumo de frutas com baixo teor de potássio também é uma excelente alternativa. Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido.

Suco de limão, laranja e melão
Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

Entre as variedades tradicionais de banana encontradas no Brasil, estão a banana-prata, banana-maçã, banana-da-terra, banana-ouro, banana-nanica e Pacovan. A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g).

Beterraba

1. Beterraba. Tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, a beterraba é mais densa, ou seja, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente.