Quem tem insuficiência cardíaca sente muito sono?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A fadiga e o cansaço constantes são sintomas de um coração fraco, que não está sendo capaz de bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões e músculos. Entre as doenças cardiovasculares que podem estar por trás da fadiga, podemos citar: arritmias, doenças valvares e insuficiência cardíaca.

Por causa da incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e fornecer a seus órgãos (como os rins e o cérebro), você pode experimentar uma série de sintomas, incluindo: Falta de ar. Inchaço dos pés e pernas. Falta de energia, sensação de cansaço.

O cigarro contém substâncias tóxicas que provocam aumento do trabalho do coração. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser eliminada, já que pode piorar a insuficiência cardíaca e causa alterações no ritmo cardíaco. Controle de condições como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado.

As dores causadas por problemas cardíacos são normalmente sentidas no peito, embora possam estar localizadas em qualquer parte do abdómen superior (tronco superior) e na garganta, incluindo braços e ombros. Pode ser uma sensação de desconforto, pressão, gases ou sensação de ardor ou dor.

A insuficiência cardíaca causa a redução do fluxo sanguíneo no resto do organismo. Se o fluxo para o cérebro for inferior ao normal, ou se a pressão arterial estiver baixa, poderá sentir tonturas. As tonturas nas pessoas com insuficiência cardíaca são geralmente causadas pelos medicamentos.

O exercício e o treino físico moderados podem ajudar a melhorar os seus sintomas. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o exercício é considerado benéfico em doentes com insuficiência cardíaca. O exercício também reduz o stress e aumenta os níveis de energia.

Quem sofre com essa doença não deve consumir gorduras ou frituras. No caso dos medicamentos podem ser prescritos remédios para controlar a pressão arterial, que melhorem as contrações do coração e diuréticos para diminuir inchaço nas pernas e líquidos no pulmão.

Exercícios para quem convive com a insuficiência cardíaca
Ao contrário do que era recomendado até pouco tempo atrás, de que a pessoa com insuficiência cardíaca permanecesse em repouso, agora, a prática de um exercício físico é um dos principais “remédios” prescritos para pessoas que convivem com insuficiência cardíaca.

Já as pessoas com insuficiência cardíaca, por exemplo, dormem melhor viradas para o lado inverso. A ciência descobriu que a sensação de incómodo que há muito estas pessoas referiam como justificação para preferir dormir sobre o lado direito tem uma fundamentação clínica.

A IC pode ser classificada em quatro estágios principais (A, B, C e D), que podem estar direta ou indiretamente associados a diferentes mecanismos etiológicos, além de ter implicações terapêuticas.

Insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração não consegue suprir as necessidades do corpo, causando redução do fluxo sanguíneo, refluxo (congestão) de sangue nas veias e nos pulmões e/ou outras alterações que podem debilitar ou enrijecer ainda mais o coração.

Os remédios para insuficiência cardíaca, como captopril, losartana ou furosemida, ajudam a melhorar a dilatação dos vasos, aumentam o fluxo sanguíneo, removem o excesso de líquidos do organismo, evitando que se acumulem nas veias e dificultem o batimento cardíaco.

A prestação de cuidados a alguém com insuficiência cardíaca pode envolver também apoio emocional e ser um bom ouvinte. Pode também requerer mais planeamento prático, tais como a gestão de medicamentos, monitorização de sintomas e sinais vitais, e encorajamento de alimentação saudável e exercício.

A tosse cardíaca pode se assemelhar a uma tosse de um resfriado, porém essa tosse está associada a um cansaço físico e piora ao deitar. Ele alerta que as pessoas fiquem atentas pois nem sempre as dores mais comuns irão ocorrer. No frio os casos de problemas no coração aumentam.