Quem tem inflamação pode comer repolho?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Age como um anti-inflamatório natural: por conter antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias, comer repolho regularmente pode reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a reduzir doenças crônicas, como artrite e doenças cardíacas.

Os antioxidantes ajudam a recuperar os tecidos por serem ricos em compostos bioativos. Alimentos como brócolis, repolho, e couve-flor são algumas das verduras que você pode incorporar na sua dieta. A indicação é ingerir 3 verduras por dia ou escolher a de sua preferência e acrescentar 3 pedaços.

“Em termos de atividade antioxidante, podemos dizer que o melhor é consumir os alimentos cozidos, preparados no vapor”, ressaltou a professora. O mesmo estudo foi realizado com cenoura, tomate e berinjela e os resultados obtidos foram semelhantes aos publicados para repolho roxo e couve.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Folhosos verdes. As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno.

Inicialmente, vamos responder a pergunta que deixa várias pessoas receosas ao consumir o alimento: o Repolho é remoso? Bem, a resposta é não. Mesmo que alguns defendam que essa hortaliça não faz bem para a saúde, o fato é que a própria composição não permite que ele seja remoso. Repolho roxo e branco.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Assim, os alimentos anti-inflamatórios são aqueles que atuam na prevenção de processos inflamatórios, são ricos em gorduras saudáveis e antioxidantes e com baixa carga glicêmica.

Basta cortá-lo em pequenos pedaços e refoga-los: assim, temos o arroz de repolho. Fonte de vitaminas, minerais e, principalmente, fibras.

E hoje seu charme permanece, afinal, é pouco calórico, além de ótima fonte de vitamina C e fibras – inclusive, o repolho roxo tem maior concentração de nutrientes que suas versões verde e branca.

Uma boa e muito utilizada forma para consumir o repolho e adicioná-lo na sua alimentação é prepará-lo como suco. Você pode acrescentar acompanhamentos como maçã, laranja, limão ou cenoura que proporcionarão um sabor mais agradável à bebida, ou, ainda, utilizar sementes ao seu gosto, como linhaça e chia, por exemplo.

Gengibre. Além do limão, você também pode combinar o repolho com um outro tipo de tempero: o gengibre! Quando adicionado ao prato ralado e ainda fresco, esse ingrediente tem o poder de amenizar a formação de gases durante a digestão — e claro, ainda dá um sabor picante irresistível à receita.

Evita problemas no estômago
O repolho faz com que a bactéria H. pylori não se aloque no estômago e evita que a mesma se prolifere no órgão. Desse modo, impede que a gastrite se manifeste.

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS
Quando bem preparada e temperada, ela fica deliciosa com qualquer outro preparo.

Vegetais e verduras (couve, brócolis, agrião, espinafre e rúcula); Frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo e morango); Frutas e vegetais roxos (beterraba, berinjela, repolho-roxo, açaí, uva e cereja); Fígado.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Os principais exemplos de frutas vermelhas que auxiliam a cicatrização incluem amora, açaí, cranberry, framboesa, goji berry, mirtilo e morango, entre outros. Uma dica prática e saborosa é apostar nas frutas vermelhas desidratadas, que podem estar sempre à sua disposição.

Sucos cicatrizantes
As proteínas estão entre as principais opções de alimentos cicatrizantes, mas o suco verde também pode trazer esse benefício, além de ser antioxidante e conter compostos de enxofrados bioativos. Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água.