Quem tem inflamação pode comer quiabo?

Perguntado por: egois4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Além disso, a nutricionista afirmou que o quiabo é um alimento que também apresenta glicosídeos, nutrientes que possuem efeito anti-inflamatório.

Pode sim! O quiabo é um vegetal e em nada irá interferir no processo digestivo em resposta a retirada da vesícula biliar!

Vegetais e verduras (couve, brócolis, agrião, espinafre e rúcula); Frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo e morango); Frutas e vegetais roxos (beterraba, berinjela, repolho-roxo, açaí, uva e cereja); Fígado.

Controlar os níveis de colesterol, por conter fibras solúveis, que diminuem a absorção de gorduras no intestino; Reduzir o estresse e ajudar a relaxar, por ser rico em magnésio; Prevenir anemias, por conter ácido fólico; Manter a saúde dos ossos, por ser rico em cálcio.

Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Os benefícios do quiabo se relacionam à saúde digestiva e ao sistema imunológico, pois possui vários componentes oxidantes. Os efeitos colaterais pela ingestão exagerada do alimento são os altos níveis de oxalatos, que podem causar problemas nos rins e na vesícula.

Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos.

Desta forma, devido as substâncias benéficas para a cicatrização, é errado pensar que o repolho é remoso. Contudo, é importante destacar que esse vegetal é um alimento fermentativo. Os alimentos fermentativos podem provocar episódios de gases intestinais, flatulência e desconforto abdominal.

Outra boa opção para compor sua alimentação são carnes brancas e magras. Para garantir o bom funcionamento do intestino no período pós-operatório é indicada a ingestão de alimentos laxativos, como por exemplo: frutas com bagaço; cenoura crua; espinafre; avelã; palmito, quiabo; agrião; abóbora; abobrinha e berinjela.

Abacaxi. Amendoim. Ata (fruta igual conde ou pinha)

Os principais exemplos de frutas vermelhas que auxiliam a cicatrização incluem amora, açaí, cranberry, framboesa, goji berry, mirtilo e morango, entre outros. Uma dica prática e saborosa é apostar nas frutas vermelhas desidratadas, que podem estar sempre à sua disposição.

No entanto, os nutrientes do quiabo podem ser perdidos durante o cozimento, principalmente a vitamina C, por isso, consumi-lo cru em saladas é a melhor opção para garantir o aproveitamento total do fruto.

Entretanto, cabe um alerta: o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. Por isso, o recomendado é o consumo de meia xícara por dia. De qualquer forma, existem pessoas que evitam comer quiabo, principalmente quando refogado, devido à "baba" que ele produz.

Mantém o sistema cardiovascular saudável
O potássio do quiabo também interfere na saúde do sistema cardiovascular, já que auxilia a equilibrar a pressão arterial. Quem tem hipertensão corre riscos graves de ter ataques cardíacos.

Pesquisadores da Unicamp, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas, descobriram que o quiabo melhora a funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ele reduz o colesterol e controla o nível de açúcar no sangue. O quiabo tem vitaminas, minerais, proteínas e principalmente fibras.

"A beterraba é fonte riquíssima de ferro, então funciona muito bem para pessoas com anemias específicas da falta desse nutriente. O que também caracteriza a beterraba é ser muito antioxidante, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e ainda combate diversas doenças.