Quem tem inflamação pode comer pimentão?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Pimentões são carregados de vitamina C e de antioxidantes que têm poderosos efeitos anti-inflamatórios. Os pimentões também fornecem o antioxidante quercetina, que pode reduzir a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes.

Ao consumi-los, o indicado é eliminar as sementes e as membranas que os envolvem, pois elas podem dar um sabor amargo. E, apesar de serem ricos em vitamina A e C, os pimentões são pobres em vitamina E e vitaminas do complexo B.

O pimentão vermelho, em questão de saúde, é a melhor escolha, já que amadureceu o suficiente para ser rico em licopeno, que é um antioxidante natural. Além disso, ele também contém uma quantidade maior de betacaroteno, que auxilia na prevenção do câncer.

Dentre os alimentos que você pode incluir em sua alimentação, destacamos a laranja, limão, beterraba, morango, abacaxi, tomate, acerola e ainda os vegetais verde-escuro, como o espinafre, pimentão e brócolis.

Alimentos remosos: quais são e cuidados necessários

  • Açúcar e xarope de milho.
  • Fast Food.
  • Adoçantes artificiais.
  • Gordura Trans.
  • Álcool.
  • Carne processada e carne de porco.
  • Laticínios e chocolate.

Os benefícios do pimentão variam de acordo também com o seu grau de maturação. Quando verde, esse legume é rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno, que ajudam o organismo na prevenção de doenças tais como cataratas e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta.

Qual a diferença principal entre eles? A maturação, responsável por influenciar na sua cor e sabor. O pimentão verde tem essa cor por não estar totalmente maduro, pois, caso estivesse, ficaria com a cor amarela ou vermelha. Ou seja: tudo depende do tempo da colheita.

O pimentão tem um sabor muito intenso, pode se comer cru, cozido ou assado, é muito versátil, e se chama cientificamente Capsicum annuum.

Mancha bacteriana. Cancro bacteriano. Mosaico das nervuras. Mosaico amarelo do pimentão.

Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquanto o vermelho possui 26 e o amarelo, 27. Ao escolher os pimentões no hortifruti, dê preferência aos mais firmes, lustrosos e com o cabo verde.

2) Os pimentões vermelhos e amarelos tendem a ser menos indigestos, já que a película da casca é menor.

Pimentão verde é ótimo para quem quer emagrecer
Rico em vitamina E, nutriente com forte poder antioxidante, também é muito indicado na prevenção de doenças.

O tomate tem poucas calorias e muitos nutrientes: é rico em licopeno, vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Mas o grande destaque nutricional do tomate é o licopeno, que é o carotenoide que dá a cor vermelha ao fruto e atua como um poderoso antioxidante no organismo.

Em relação ao beta-caroteno, precursor da vitamina A no organismo e antioxidante, o vermelho ganha com larga vantagem, pois tem, em cada 100 gramas, 2.379 microgramas dessa substância que combate os radicais livres, contra 198 no verde e 120 no amarelo. O amarelo é campeão em vitamina C.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

- Fontes de vitamina C (Presente em frutas): laranja, pêssego e acerola são bons exemplos -, o nutriente é essencial para a formação adequada do colágeno, proteína que regenera o tecido.