Quem tem HPV sente alguma dor?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A infecção pelo HPV não é causa de dor ou desconforto.

Dor nas costas: câncer colo de útero
Causada pelo vírus HPV, seus discretos e quase silenciosos sintomas podem ser confundidos com o funcionamento comum do sistema reprodutor. Por isso, é importante estar sempre atenta aos sinais que podem indicar a doença.

Sintomas avançados. Quando a infecção é causada por um vírus de alto risco que persiste, pode evoluir para lesões pré-cancerosas e câncer. Nesses casos, pode ser ainda que a pessoa permaneça assintomática ou só apresente sintomas quando o câncer está em estágio mais avançado.

Entre eles estão: o tabagismo, excesso no consumo de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos, gordurosos, ricos em açúcares, a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e tomar sol sem proteção.

Dicas para proteger-se contra o HPV (papilomavírus humano):
Melhorar a imunidade, consumindo mais alimentos ricos em vitamina C (acerola, caju, goiaba, kiwi, couve, morango, agrião, lima, limão) + carotenóides (cenoura, abóbora, manga, a goiaba, tomate, mamão).

No momento há evidências indiretas de que a manifestação do HPV está relacionada à imunidade. Pessoas com a imunidade seriamente comprometidas tem maior incidência de lesões relacionadas ao HPV, seja infecção subclínica, clínica como os condilomas ou lesões precursoras do câncer de colo.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Se o HPV foi detectado mesmo sem provocar sintomas ou alterações, não há nenhum tratamento a adotar. Não existe um antiviral contra essa IST. No entanto, a pessoa fará exames e consultas com certa frequência para não deixar uma eventual lesão passar despercebida.

Nas mulheres podem aparecer no colo do útero, vagina, vulva, região pubiana, perineal, perianal e ânus. Em homens podem surgir no pênis (normalmente na glande), bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Essas lesões também podem aparecer na boca e na garganta em ambos os sexos.

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Nas mulheres, as verrugas podem aparecer na vulva, colo do útero, coxas, ânus, reto, ou uretra. O HPV não parece afetar a capacidade de engravidar. Em situações muito raras, o HPV pode alojar-se na orofaringe da criança infetada durante o parto.

Alimentos para eliminar HPV
Uma boa opção é abusar de frutas cítricas, além de alguns vegetais verdes. Eles contêm vitamina C, que fortalece as células de defesa do organismo e consequentemente aumenta a imunidade. Laranja, limão, acerola e couve são boas opções.

3 Quem já teve HPV pode tomar a vacina? Sim. A vacina HPV pode ser administrada em pessoas que estão realizando tratamento ou já tiveram alguma infecção pelo HPV, pois pode proteger contra outros subtipos de vírus. Além disso, pode prevenir a formação de novas verrugas genitais e o risco de câncer.

Na mulher causa um corrimento amarelo, fétido, com cheiro típico, que pode causar irritação urinária. No homem passa despercebido, mas mesmo assim ele pode contaminar e ser contaminado pela mulher. O casal deve fazer o tratamento. É causada por vírus.

Não é recomendado ter relações sexuais se ainda for observada a presença de lesões, pois é um indicativo de que a infecção está ativa. Também há a possibilidade de existir lesões planas, que não são visíveis a olho nu, mas que podem transmitir o vírus. Lembre-se sempre de utilizar preservativos!

Não serve para tratar HPV. Mas pode tratar infecções associadas. O HPV é um vírus, alguns tipos de tratamentos podem ajudar a amenizar sintomas e suas manifestações, mas é uma condição que não pode ser curada.

Dá sim para ter uma vida completamente normal e feliz com o HPV. Para ter uma ideia, entre 70 - 80% da população sexualmente ativa já tiveram contato e/ou tem o virus HPV no organismo - e isso não necessariamente significa um problema.

Continuar lendo Quem tem HPV sente oq?