Quem tem hipotireoidismo pode usar canela?

Perguntado por: egomes2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Consumo de canela pode agravar hipotireoidismo, sugere estudo. O consumo de canela está associado a diversos efeitos positivos na saúde, tais como melhora de resistência à insulina, redução da gordura visceral, diminuição do colesterol e potencial contra hipertensão e Alzheimer.

Alguns alimentos devem ser evitados no caso de alguma alteração na tireóide,pois eles podem atrapalhar ainda mais o funcionamento da tireóide. O chá verde é um deles.

6. O cravo ajuda a tireoide e a controlar o colesterol. O cravo auxilia quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e a prevenir disfunções como essas. Além disso, ele ajuda a controlar o colesterol ruim.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

Quais são as melhores opções de chá para hipotireoidismo? O chá para hipotireoidismo deve ser estimulante e revigorante, a fim de combater a sonolência e o cansaço típicos dessa condição, como os chás de fucus, de dente-de-leão, de genciana e de ginseng.

Cereais e grão integrais
Clinicamente, a deficiência de zinco no hipotireoidismo pode levar à perda de cabelo. Por isso, não hesite em incluir estes alimentos na sua rotina, e prefira sempre as opções integrais. Preparações como o pão de cereais podem te ajudar a proteger a tireóide.

O selênio é um mineral muito famoso para tratar doenças tireoide, juntamente com o iodo. Pudera, a tireoide é o órgão mais rico nesses minerais e tem diversas selenoproteínas.

Não há cura para o hipotireoidismo, mas seu tratamento é eficiente, embora seja recomendado por toda a vida. Todos os dias, em jejum, o paciente deve tomar um remédio para estimular a produção do hormônio deficiente.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.

Quando se trata dos sintomas de hipotireoidismo, incorporar esses ingredientes nos seus sucos pode ser benéfico. Vegetais de folhas escuras, como espinafre, couve e acelga, são fontes ricas de vitaminas A, C e K. Essas vitaminas ajudam a regular a produção de hormônios tireoidianos e apoiam a função geral da tireoide.

Quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de capim cidreira,? Sim, não há interferência do chá na função tireoidiana ou na dose da medicação. Entretanto, no momento de tomar a levotiroxina o correto é que seja apenas com água.

Os chás são contraindicados para pacientes com hipotireoidismo, hipertireoidismo, aqueles que são sensíveis à cafeína, os hipertensos, os portadores de gastrite ou refluxo, as gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos que estimulem o sistema nervoso”.

Chá de geniciana
Esta é uma planta que tem uma forte ação tônica, além de melhorar a disposição, permitindo combater os sintomas associados ao hipotireoidismo. Dessa forma, este chá é uma boa opção para completar o tratamento médico e melhorar o bem-estar.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco.

Cafeína – Café, chá, refrigerante e chocolate, pois podem exacerbar os sintomas do hipertireoidismo e levar ao aumento da ansiedade, nervosismo, irritabilidade e batimentos cardíacos acelerados.

Alimentos não recomendados
Fonte de glicosinolatos: couve, nabo, repolho, couve de bruxelas; Alimentos industrializados: margarina, carnes defumadas e temperos; Soja e derivados: óleo de soja, leite de soja e tofu.

A alimentação é de extrema importância nestes casos, pois para que a secreção dos hormônios ocorra, são necessários alguns micronutrientes, como iodo, selênio e zinco. da tireoide. Alimentos ricos em iodo: algas, peixes, frutos do mar, laticínios e ovos.

O paciente que possui hipotireoidismo pode tomar café! Mas é preciso ter alguns cuidados em relação a sua medicação. Fique atento para não ingerir junto com a reposição do hormônio tireoidiano e causar interferência na absorção. Faça sua reposição hormonal preferencialmente em jejum.