Quem tem hipotireoidismo pode comer batata doce?

Perguntado por: mbelchior . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.

Alimentos fonte de selênio, como, ovos, carnes, frutos do mar, cogumelos, cereais integrais e castanha-do-pará; Alimentos ricos em cobre, como cacau, amendoim, amêndoa e aveia; Alimentos com alto teor de antioxidantes, como acerola, abóbora, caju, mamão, morango, tomate, abacate e laranja.

Quem possui diabetes deve estar atento ao consumo da batata doce, pois é importante considerar a quantidade que será consumida. Em grandes quantidades, a batata doce pode, sim, afetar os níveis de glicose no sangue.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Deverá, por isso, optar por alimentos como sal não iodado, café ou chá, claras de ovos, frutas frescas ou enlatadas, nozes sem sal e manteigas, pão caseiro ou pão sem sal, laticínios e ovos, aveia ou batatas.

No entanto, se você tiver hipotireoidismo, deve consumir mais alimentos ricos em zinco, como ostras e outros frutos do mar, carne e frango.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.

Além de ser acessível para a maioria das pessoas, o arroz é saudável e ainda conta, de forma moderada, com o iodo. Assim, não costuma causar desregulações na glândula tireoidiana. Dessa maneira, então, quem tem tireoide pode comer arroz na dieta do dia a dia.

  • 1 - Combate a prisão de ventre. Este alimento equilibra a saúde do intestino, uma vez que é rica em fibras solúveis e insolúveis.
  • 2 - Previne doenças do coração. ...
  • 3 - Reduz o colesterol "ruim" (LDL) ...
  • 4 - Previne doenças como gripes e resfriados. ...
  • 5 - Evita a diabetes. ...
  • 6 - Promove a saúde visual. ...
  • 7 - Ajuda na perda de peso.

Pessoas com problemas de hipertireoidismo, hipotireoidismo têm mais tendência a sofrer com a hipertensão. A Universidade Estadual da Florida nos Estados Unidos divulgou um estudo que apontou o consumo de melancia como um excelente aliado ao combate a hipertensão.

Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.

O hipotireoidismo é uma disfunção que não tem cura, pois trata-se de uma doença crônica. No entanto, o tratamento pode ser bastante eficaz. É possível controlar o hipotireoidismo por meio da reposição do hormônio tireoidiano em comprimidos que devem ser ingeridos diariamente.

4 alimentos que prejudicam a tireoide (e o que comer)

  1. Soja e derivados. ...
  2. Vegetais crucíferos. ...
  3. Alimentos industrializados. ...
  4. Farinhas e açúcar refinados.

Exercite-se regularmente e aumente o metabolismo, fortalecendo ossos e estrutura muscular. Comece com caminhadas diárias e exercícios leves. A atividade física ajuda a gerenciar o estresse e melhorar a saúde do coração. Procure bons profissionais, acompanhe seus exames periodicamente, e terá um bom resultado.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

Café da manhã.

  • Meio mamão papaia batido no liquidificador com uma colher (sopa) de linhaça e meio pote de iogurte natural.
  • Um pão árabe integral com uma colher (sopa) de queijo cottage e duas fatias de peito de peru.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.

Pois, deve evitar os bolos e doces com açúcares refinados. A ingestão de grandes quantidades de açúcar pode levar a um descontrolo na produção das hormonas da tiroide. Opte por incluir os frutos secos desta época, ricos em selénio com o benefício que referimos anteriormente.