Quem tem hérnia umbilical cresce a barriga?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Hérnias de estômago não causam aumento de volume abdominal. Hérnias de parede, como as de umbigo, sim. Se for dolorosa e estiver aumento de tamanho, deves procurar um cirurgião.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Complicações da hérnia umbilical
Ou seja, o sangue não circula porque existe uma obstrução à sua passagem e ocorre necrose (o tecido morre). Devido à necrose, pode ocorrer uma inflamação / infeção da cavidade abdominal e peritonite, que em último caso pode levar o doente à morte.

Hérnias umbilicais pequenas, menores que 1,5 cm geralmente não causam complicações. Entretanto, hérnias maiores (até 2 cm) podem causar estrangulamento do conteúdo herniário. E lembrando, o estrangulamento é uma emergência cirurgia, ou seja, requer a realização de uma cirurgia de forma imediata.

O principal entre os sintomas de hérnia na barriga é o aparecimento de uma protuberância externa na região abdominal. Ela não é necessariamente fixa, podendo desaparecer e reaparecer novamente quando o paciente faz esforço físico que envolva a musculatura abdominal, como exercícios de força ou tossir.

Quais são os sintomas de hérnia umbilical?

  • saliência no umbigo, que pode ser movimentada ou empurrada para dentro do abdômen;
  • saliência ou movimento no abdômen que se nota ao tossir, ir ao banheiro ou levantar pesos;
  • alguns pacientes relatam dor abdominal ou desconforto na região;
  • enjoo e náusea.

Às vezes são usados exames de imagem, tais como a ecografia abdominal ou raio-X abdominal para rastreio de complicações. Crianças: A maioria das hérnias umbilicais na criança acaba por encerrar naturalmente até aos 18 meses de idade, podendo em, alguns casos, encerrar de forma mais tardia.

“Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes. Frente a um quadro como estes, é necessário buscar um atendimento de urgência”, alerta Claus.

Em algumas situações o crescimento de alguma massa dentro do abdome eleva a pressão dentro desta cavidade e há insinuação de vísceras ou gordura intra-abdominal por algum ponto de fraqueza da parede do abdome, causando a hérnia. Esta mesma doença pode levar a emagrecimento, causando confusão entre os sintomas.

O exame da região abdominal é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia umbilical em quase todos pacientes. Quando identificada nesse exame, não há necessidade de fazer avaliações complementares. Em casos extremos, principalmente em obesos mórbidos, exames como ultrassonografia e tomografia podem ser úteis.

Use uma bolsa de gelo. Caso esteja sentindo um desconforto médio, aplique uma bolsa de gelo no local da hérnia por 10 a 15 minutos. Faça isso uma ou duas vezes por dia após a aprovação do médico. As bolsas de gelo podem reduzir o inchaço e a inflamação.

“O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.

Existem alguns exercícios que você pode fazer mesmo com uma hérnia umbilical, mas algumas modificações às vezes são necessárias. O ideal são exercícios sem impacto, de pouca intensidade e duração. Algumas atividades que você pode fazer incluem: andar de bicicleta é uma boa escolha.

A hérnia epigástrica é semelhante à hérnia umbilical mas esta ocorre na zona do umbigo e a hérnia epigástrica forma-se acima do umbigo. De um modo geral, são hérnias pequenas e, por isso, apenas o revestimento da cavidade abdominal (peritoneu) consegue passar.

Cuidados após a cirurgia de hérnia umbilical
O tempo médio de recuperação após a cirurgia para tratamento da hérnia umbilical é de duas semanas, ou seja, 15 dias. Não é necessário um tempo prolongado de internação, sendo esse período em geral de, no máximo, 48 horas.

Dependerá do local onde for realizada a cirurgia. Esse valor pode variar entre 3700 até 8500 reais nos hospitais em que atendo.

Após uma herniorrafia umbilical, é comum o umbigo ficar com forma ligeiramente diferente daquela como era originalmente, podendo ficar menor, mais fundo... Ficar com umbigo estufado, como você disse, não costuma ser normal, mas seria necessário um exame físico para identificar o problema.

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. A condição faz com que o acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e flatulência.

Hérnia epigástrica, na região acima do umbigo. Hérnia umbilical no umbigo, sendo muito comum em bebês. Hérnia incisional, na cicatriz de alguma cirurgia antiga.

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.