Quem tem hérnia de disco tem direito ao benefício?

Perguntado por: ldomingues7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS. Caso o resultado não seja favorável, tem a opção de entrar com um processo contra o INSS, no qual a Justiça determinará uma nova perícia com médico especialista escolhido por ela.

Se você não consegue trabalhar por conta de uma hérnia de disco ou qualquer outro problema de saúde, é possível que você tenha direito a aposentadoria por invalidez.

Como ser aprovado na perícia de hérnia de disco? Na perícia de hérnia de disco, é fundamental que você leve os documentos médicos. Além dos laudos, você precisa apresentar o raio-x ou a ressonância magnética, pois sem esses documentos não é possível avaliar corretamente a doença.

Agora pós a reforma previdenciária o valor a ser pago de auxílio-doença, chamado atualmente de auxílio por incapacidade temporária é a média de 100% dos salários de contribuição e não mais 80%, como era anteriormente.

Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS. Caso o resultado não seja favorável, tem a opção de entrar com um processo contra o INSS, no qual a Justiça determinará uma nova perícia com médico especialista escolhido por ela.

Perda da força muscular, que causa sensação de fraqueza; Formigamento e dormência na região da hérnia e em membros inferiores e superiores; Dificuldade para realizar movimentos, por conta da dor.

salário de benefício é calculado com 100% da média aritmética dos seus salários); sob o cálculo aplica-se a alíquota de 91% (por exigência da lei); esse valor é limitado à média dos 12 (doze) últimos salários-de-contribuição; o valor formula corresponde a Renda Mensal Inicial do auxílio-doença.

As profissões como: metalúrgicos, pedreiros, faxineiras, dentre outras profissões braçais são as mais propícias a apresentarem hérnia de disco. No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.

Hérnia de Disco dá direito à Isenção para PCD: patologia requer cuidados e tratamento Clínico. Quem nunca sentiu aquela dorzinha na coluna e acabou deixando pra lá, achando que é normal? Na lombar ou na cervical, dores na coluna acometem cerca de 5,4 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

Data de emissão inferior a trinta dias da data de entrada do pedido; Detalhes sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); Assinatura e carimbo, com registro do conselho de classe do profissional; Data de início do repouso e o prazo estimado.

O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. O perito apenas analisa se o pedido do segurado goza de veracidade e se está enquadrado na previsão legal.

Auxílio-doença para pessoas com problema de coluna
Quem tem hérnia de disco e está impossibilitado de trabalho devido às dores que sente tem o direito de se afastar do trabalho após o 16ª dia de atestado. Primeiramente você vai receber o auxílio-doença. Quer saber mais sobre o tema clique aqui.

Conclusão. Na maioria dos casos, a hérnia de disco não é uma doença grave.

A hérnia de disco L4 e L5 refere-se às duas vértebras mais baixas da coluna lombar.