Quem tem hérnia de disco pode perder o movimento das pernas?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O mesmo pode acontecer com uma hérnia de disco na região lombar, que pode resultar em sensibilidade e perda de força muscular nas pernas.

3. Hérnia de disco sequestrada. Este tipo é mais grave ainda, porque o disco já está tão danificado que pode chegar a partir ao meio. Quando esse rompimento acontece, o líquido gelatinoso adentra o canal medular e pressiona a raiz nervosa, causando compressão contínua e inflamação.

O principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna, que pode ser localizada ou irradiar para outros locais como pernas e braços. Além disso, de acordo com a região onde a hérnia se encontra, podem surgir outros sintomas como diminuição da força, fraqueza nas pernas ou sensação de formigamento nos braços.

Portanto, se você já sente dores musculares nas costas e não buscou um tratamento adequado nem diagnóstico e acredita que ficar deitado o tempo todo vai resolver o seu problema, pelo contrário, seu problema vai piorar!

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Além de contribuir para pessoas que convivem com a hérnia de disco lombar, as atividades aeróbicas também contribuem para a perda de peso. Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco.

Errado: evite levantar ou deitar dessa forma pois ela causa grande esforço na musculatura abdominal e muita sobrecarga na coluna lombar. Certo: o primeiro passo é sentar-se na borda da cama; evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

Afinal, o que causa fraqueza nas pernas? É comum a ocorrência de fraqueza nas pernas após um longo desgaste de esforço físico, como por exemplo, levantar pesos na academia ou repetir a mesma tarefa diversas vezes. Isso ocorre porque as fibras musculares são lesionadas e a força das pernas fica comprometida.

Condições degenerativas nas vértebras da coluna lombar, ou lombalgia, é uma fonte comum de dor na perna. Se você estiver sentindo dor na perna, a fonte de seu desconforto pode na verdade ser na parte inferior das suas costas, ou coluna lombar.

De maneira geral, a dor na perna causada por problemas de coluna pode não ser apenas localizada nos membros inferiores, tendo origem na parte inferior das costas e se estendendo até as pernas. Essa dor pode indicar compressão de nervos da coluna, causando a dor nas pernas, sendo geralmente causada pelo nervo ciático.

Atualmente, a recomendação é de limitar o repouso de 2 a 3 dias e estabelecer um protocolo de tratamento adequado a cada caso, que pode envolver medicação antiinflamatória, analgésica e fisioterapia entre outras terapias.

A CLT estabelece que o trabalhador pode carregar até 60 kg, mas existem normas internacionais, adotadas nos países europeus, que fixam o limite de 25 kg.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

Causas de hérnia de disco
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

A hérnia de disco, por si só, não é uma deficiência física, a não ser que ela comprima nervos e estes nervos levem a uma diminuição da força na perna. Se você está pensando nisso para se enquadrar como deficiente físico, sugiro que consulte um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna para uma consulta.