Quem tem hérnia de disco pode andar muito?

Perguntado por: esales . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Quem tem hérnia de disco pode fazer caminhada, pilates, alongamentos e outros exercícios que auxiliam no fortalecimento da região da coluna e no alívio dos sintomas. Ainda assim, é importante salientar que existem exercícios físicos que, na verdade, podem ser prejudiciais e não são indicados.

Pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute e da Icahn School of Medicine suspeitam que uma dieta rica em açúcar e em gorduras trans pode causar dores na coluna, pois ela ocasiona a degeneração dos discos intervertebrais promovendo dores e outros problemas na coluna vertebral.

É muito importante o repouso e o movimento para que o disco fique sempre nutrido e realizando as suas funções. Quando ocorre o desgaste no anel fibroso, rompem-se as suas fibras cartilaginosas provocando o deslocamento da substância gelatinosa, sem que haja extravasamento do conteúdo.

A primeira forma de tratamento que, normalmente, é indicada para a hérnia de disco é o uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia, para aliviar a dor e reduzir outros sintomas, como dificuldade para movimentar os membros ou formigamento.

No entanto, pequenas caminhadas e subir escadas (com cuidado, lentamente) não são contraindicados, pois não representam esforço grande o suficiente para causar algum problema.

Exercícios para hérnia de disco não são contraindicados, pelo contrário. A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro.

Quem tem hérnia de disco pode correr sim, mas precisa ser acompanhado por um especialista. A primeira coisa é buscar um fisioterapeuta, ou seja, que esteja acostumado a tratar quem pratica esportes. Desde a crise de dor, sessões de fisioterapia serão normalmente indicadas.

Para hérnias da parede abdominal – com exceção da hérnia de hiato – o tratamento é exclusivamente cirúrgico. Mas enquanto o paciente se prepara ou aguarda a liberação da cirurgia pelo plano de saúde ou pelo SUS, o ideal é que evite grandes esforços. Caminhadas leves não devem causar prejuízo à hérnia.

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Causas: Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo.

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

Qual a maneira correta de dormir para quem tem hérnia de disco? Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão. Essa pode ser considerada uma das melhores posições.

Colocar compressas quentes ou uma bolsa de água quente na região com dor por pelo menos 20 minutos ajuda a aliviar bastante o processo de dor. 3 – Uma das grandes associações que se fazem com hérnia de disco é o fato de o indivíduo ser sedentário e acima do peso.

Dano nos nervos próximos à coluna; – Dificuldades para movimentar a coluna; – Continuação da dor na coluna.

Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou houver dor intensa, procure imediatamente o pronto-socorro. Se o fluxo de sangue for interrompido, o médico primeiro tentará empurrar a hérnia para dentro e, caso necessário, fará a cirurgia.

Hérnia de Disco Lombar: dor na parte inferior da coluna; irradiação da dor para os glúteos, pernas e pé; formigamento ou perda da força nos membros inferiores.

Uma crise de hérnia de disco dura de cerca de 2 meses em 80% dos casos, com ou sem tratamento, os 20% restantes se tornam crônica, um quadro clínico onde o paciente terá a patologia por toda a vida. Para diagnosticar uma crise de hérnia de disco crônica ou aguda, o paciente deve ser submetido a uma avaliação médica.

Ficar muito tempo em pé pode ser ruim para sua coluna, mas ficar sentado por muito tempo também pode. A chave é misturar períodos sentado e em pé ao longo do dia e se movimentar o máximo possível.

Atualmente, a recomendação é de limitar o repouso de 2 a 3 dias e estabelecer um protocolo de tratamento adequado a cada caso, que pode envolver medicação antiinflamatória, analgésica e fisioterapia entre outras terapias.