Quem tem hérnia de disco onde dói mais?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.

Sim! Um hérnia de disco na coluna torácica pode causar dor irradiada em região de costela. Consulte um médico especialista para o correto diagnóstico!

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.

A hérnia de disco lombar é provocada também pela compressão e inflamação de nervos e afeta a região mais baixa das costas, podendo ainda causar dores nas nádegas e nas pernas.

Vocês já ouviram falar sobre Síndrome do Piriforme? Pois bem, é uma patologia que pode levar a confusão, pois seu diagnostico pode ser confundido com outras, como por exemplo as Hérnias de disco lombares. A síndrome do Piriforme é uma forma de neuropatia que envolve compressão do Nervo Ciático pelo músculo piriforme.

A hérnia de disco ocorre quando a camada externa do disco (ânulo fibroso) se quebra, permitindo que o seu conteúdo gelatinoso (núcleo pulposo) extravase. Quando esse material entra em contato com os nervos vizinhos provoca dor e altera a função desses nervos, caracterizando a dor ciática.

O uso de antinflamatórios é fundamental para o alívio da dor associada a hérnia de disco. Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.

Ficar muito tempo em pé pode ser ruim para sua coluna, mas ficar sentado por muito tempo também pode. A chave é misturar períodos sentado e em pé ao longo do dia e se movimentar o máximo possível.

A hérnia de disco extrusa é uma condição ainda pior do que a hérnia de disco que se conhece habitualmente ocorre de forma silenciosa e em alguns casos é indicada a cirurgia.

Além de contribuir para pessoas que convivem com a hérnia de disco lombar, as atividades aeróbicas também contribuem para a perda de peso. Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco.

Sintomas como dor localizada aos movimentos, sensação de travamento da coluna e dores irradiadas para braços e pernas são os mais comuns. Outros sintomas como falta de ar, dor abdominal, disfunção intestinal e perda de força muscular sem motivo também são sintomas prevalentes nos casos de hérnias discais.

Uma crise de hérnia de disco dura de cerca de 2 meses em 80% dos casos, com ou sem tratamento, os 20% restantes se tornam crônica, um quadro clínico onde o paciente terá a patologia por toda a vida. Para diagnosticar uma crise de hérnia de disco crônica ou aguda, o paciente deve ser submetido a uma avaliação médica.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

A hérnia de disco é uma patologia provocada pelo desgaste dos discos intervertebrais, que são estruturas com função de amortecimento entre as vértebras. Quando ocorre uma falha nestes discos, podem comprimir as raízes nervosas da coluna, causando uma inflamação e dores intensas.

Muitos casos estão relacionados a má postura crônica, sendo muito importante o acompanhamento de um fisioterapeuta para orientar os exercícios de fisioterapia, RPG e fortalecimento. A prática regular de exercícios também é muito importante para evitar novas crises e novas hérnias de disco.