Quem tem hemorroida pode ficar muito tempo em pé?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Permanecer sentado ou em pé não causa hemorroidas.

"O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando-os sintomáticos, e é aí que está o problema, informa o médico coloproctologista Lucas Banterli Vinhas.

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

Existem diferentes causas para as hemorroidas, dentre as quais podemos destacar: obesidade, sedentarismo, permanecer sentado por muito tempo, resfriado, gravidez, dieta pobre em fibras e trabalhos pesados com frequência (como levantamento de peso, por exemplo).

Contudo, o coloproctologista alerta que pessoas que têm histórico de hemorroidas ou predisposição genética devem evitar exercícios de força. O esforço realizado pode aumentar a pressão na região pélvica e provocar o aparecimento do mamilo hemorroidário.

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

Levantar muito peso é certamente um fator de risco para o surgimento da hemorroida graças ao aumento da pressão nas veias da região anal. Para evitar o problema, quando levantar peso for inevitável, é recomendado contrair os músculos do períneo durante a atividade.

Mas existem alguns estudos que dizem que a posição de cócoras é a mais natural”, informa o angiologista Jayme Ramos. O especialista explica que nos pacientes com intestino preso pode ser solicitado que se coloque uma elevação nos pés para que o mesmo não toque no chão enquanto se está sentado no vaso sanitário.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

A caminhada e a natação são indicadas e auxiliam, inclusive, no alívio dos sintomas do problema. O exercício melhora a circulação sanguínea, que, por sua vez, minimiza a inflamação associada à hemorroida. Também ajuda a manter o peso corporal saudável, reduzindo a pressão sobre as pequenas veias do ânus.

Um dos primeiros sinais de uma hemorroida inflamada é o inchaço na região anal. O aparecimento de uma “bolinha” rígida, que fica mais sensível após a evacuação e costuma causar um certo incômodo ao longo do dia.

A doença hemorroidária é um problema frequente e pode atingir a população em geral, mas a maioria dos casos são relatados por pacientes com mais de 30 anos. É incomum crianças, jovens com menos de 20 anos e idosos acima de 60 anos ter hemorroidas, mas pode acontecer.

O tratamento para a hemorroida é realizado com medicamentos anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e medicamentos corticoides, para reduzir a inflamação. Compressa fria, com bolsa de gelo, também é recomendada para reduzir a inflamação e aliviar a dor da hemorroida.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

O que causa hemorroida? As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus e são muito comuns, principalmente durante a gestação e após o parto. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.