Quem tem hanseníase sente dor?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (frio e calor), tátil (ao tato) e à dor.

– manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; – áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; – caroços e placas em qualquer local do corpo; – diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

A doença se manifesta na pele em forma de manchas esbranquiçadas, amarronzadas, e acastanhadas. E gera uma alteração de sensibilidade. “É a única doença dermatológica que tem alteração de sensibilidade. Então, pode ser que essa sensibilidade esteja totalmente anestésica/insensível ou pode estar apenas alterada.

Os nervos mais acometidos em pacientes com Hanseníase1 (geralmente em casos de reações do tipo I): Ulnar e Mediano (“mão em garra”); Fibular comum (“pé caído” ou “foot drop”); Tibial posterior (artelhos em garra e insensibilidade plantar);

Não tem nenhum alimento contra indicado pra quem está fazendo tratamento da hanseníase.

Os medicamentos que podem ser usados para curar a hanseníase são os antibióticos Rifampicina, Dapsona e Clofazimina, de forma combinada entre eles. Estes medicamentos devem ser tomados diariamente e pelo menos 1 vez por mês a pessoa deverá ir ao posto de saúde tomar a outra dose.

Hoje a BCG é oficialmente a única vacina que tem efeito sobre a hanseníase.

Por fim, há a virchowiana, que é a forma mais grave e com mais sintomas na pele, nos nervos e nos órgãos internos.

Ou seja, a doença ou acidente impede que você trabalhe apenas por algum tempo. Por isso, hoje o auxílio-doença tem o nome de benefício por incapacidade temporária. Mas isso não significa que você esteja incapaz para todas as atividades do dia a dia, mas sim para o seu trabalho ou atividade atual.

Quais são os sintomas da hanseníase? Uma vez que o paciente apresente esse sintomas, o médico dermatologista fará exames para confirmar o diagnóstico da hanseníase.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

A dapsona e a clofazimina são utilizadas no tratamento da hanseníase. O recomendado é tomar dapsona de manhã e clofazimina de noite.

Portanto, ao fim do tratamento essa pigmentação tende a melhorar mas demora alguns meses/anos. Neste sentido , essa pigmentação não é provocado pelo sol. Procure um dermatologista/ hansenologista para esclarecer estas dúvidas.

As manchas de hanseníase normalmente são os primeiros sinais para o início da doença. Estas manchas iniciais são hipocrômicas (mais claras que o tom da pele), com diminuição de sensibilidade dolorosa, tático e térmica. O local que elas mais aparecem são braços, pernas e costas, mas podem aparecer em todo o corpo.