Quem tem hanseníase pode ter sequelas?

Perguntado por: zflores . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Que sequelas a hanseníase pode causar? Quem tem o tipo mais leve da doença, mesmo após o tratamento, pode não recuperar totalmente a sensibilidade nos locais das manchas. Em casos mais graves, pode haver sequelas como perda de força que impõe limitações físicas para usar as mãos ou andar, por exemplo.

Os nervos mais acometidos em pacientes com Hanseníase1 (geralmente em casos de reações do tipo I): Ulnar e Mediano (“mão em garra”); Fibular comum (“pé caído” ou “foot drop”); Tibial posterior (artelhos em garra e insensibilidade plantar);

A hanseníase é uma doença de nervos
Não do sistema nervoso central. Não leva à convulsão, nem à dor de cabeça, nem ao acidente vascular cerebral (AVC), que as pessoas chamam de derrame.

Por fim, há a virchowiana, que é a forma mais grave e com mais sintomas na pele, nos nervos e nos órgãos internos.

Complicações devido às reações
Sinais e sintomas como febre alta, dor no trajeto dos nervos, surgimento de lesões da pele (placas ou nódulos) e piora do aspecto de lesões que já existiam previamente são denominadas reações hansênicas ou estados reacionais.

Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

A pensão especial, mensal, vitalícia pode ser concedida às pessoas atingidas pela hanseníase e que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios em hospitais-colônia, até 31 de dezembro de 1986, que a requererem, a título de indenização especial.

O período de incubação da doença, ou seja, tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção, dura em média de 2 a 7 anos. Assim que os sinais aparecem, progridem lentamente. “A hanseníase não mata, mas pode causar incapacidade física.

Confira agora as características das formas clínicas das doenças.

  • Hanseníase indeterminada (Paucibacilar) É o estágio inicial da doença e conta com até cinco manchas de contornos mal definidos. ...
  • Hanseníase tuberculoide (Paucibacilar) ...
  • Hanseníase borderline (Multibacilar) ...
  • Hanseníase virchowiana (Multibacilar)

Ou seja, a doença ou acidente impede que você trabalhe apenas por algum tempo. Por isso, hoje o auxílio-doença tem o nome de benefício por incapacidade temporária. Mas isso não significa que você esteja incapaz para todas as atividades do dia a dia, mas sim para o seu trabalho ou atividade atual.

A hanseníase está na lista de doenças graves que possibilitam ao segurado obter o benefício de Aposentadoria por Invalidez, hoje chamada incapacidade permanente, sem cumprir o período mínimo de carência, que é o tempo mínimo que o indivíduo tem que contribuir para ter direito a um benefício.

Sinais e Sintomas
Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés. Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Úlceras de pernas e pés.

Manchas avermelhadas, esbranquiçadas e alteração na sensibilidade da pele: essas são algumas características da hanseníase. A doença que não causa dor física e sim feridas na alma. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de casos.

Vários efeitos colaterais são atribuídos à dapsona9 10, entre os quais: gastrite, cefaléia, fotodermatite, metahemoglobinemia, anemia hemolítica, agranulocitose, hepatite, síndrome sulfona, neuropatia periférica e síndrome nefrótica.

A hanseníase, antigamente chamada de lepra, ainda é uma doença carregada de estigmas. Ela não leva à morte, mas pode causar deformidades e incapacidades físicas irreversíveis que deixam o paciente exposto a todo tipo de preconceito.

Causada pelo Mycobacterium leprae, é possível que a hanseníase esteja sendo transmitida de uma pessoa para outra sem que se perceba. Além disso, o diagnóstico tardio pode levar a incapacidades físicas sérias quando atinge os nervos periféricos, tornando o tratamento mais difícil.