Quem tem H. pylori sente muita fome?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Também há registro de pessoas quem têm a sensação de inchaço na barriga e sensação de saciedade rápida da fome, mesmo comendo uma pequena quantidade de alimento. Dr. Eduardo Usuy Jr. H.

“A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Ou seja, seu cérebro entende que seu estômago está cheio e que você já se alimentou bem. Por isso que, durante uma gastrite nervosa, é muito difícil comer uma refeição completa sem causar mal estar. No longo prazo, isso pode levar à perda de peso e desnutrição.

Quais são os sintomas de H. pylori?

  • sensação de distensão abdominal (barriga inchada); ...
  • dor e queimação no estômago; ...
  • falta de apetite; ...
  • náuseas e vômitos (volumosos ou com sangue são agravantes); ...
  • excesso de gases no estômago; ...
  • arrotos frequentes; ...
  • fezes muito escuras ou com sangue.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite.

SINTOMAS DA INFECÇÃO POR H. PYLORI. A bactéria se aloja no organismo e prejudica a barreira protetora do estômago ou intestino, causando uma inflamação que provoca sintomas como dor e desconforto abdominal.

A H. Pylori é uma bactéria que pode sobreviver no estômago e causar vários sintomas, como: inchaço na barriga e indigestão, sendo a causa de doenças como gastrite e úlcera.

A duração do tratamento de erradicação do H. pylori deve ser de 14 dias, conforme as mais recentes diretrizes, tanto brasileira como internacionais, especialmente nos esquemas tríplices, compostos por dois antibióticos e um inibidor de bomba de prótons (IBP).

É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p. ex: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

H,pylori causa úlceras (feridas) no estômago e nos intestinos, desencadeando também sintomas como: Fezes escuras e com sangue.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

Quando essa bactéria provoca um processo inflamatório crônico, isso aumenta o risco de aparecimento de câncer de estômago”, explica o oncologista do hospital A Beneficência Portuguesa Felipe Moraes Toledo Pereira. Veja também: Cerca de 30% dos cânceres estão relacionados a dieta inadequada.

Fatores hormonais, nutricionais ou até emocionais podem ser a causa de tamanho apetite. A fome é a sensação fisiológica que o organismo produz quando precisa de energia e nutrientes. O estômago vazio libera um hormônio chamado grelina, que age diretamente no cérebro e ativa a sensação de fome.

Condições médicas ou uso de medicamentos
O hipertireoidismo, que é uma superativação da tireoide, pode estimular o apetite. Diabetes, hipoglicemia, ansiedade e síndrome pré-menstrual também podem levar ao aumento da fome. Além disso, alguns medicamentos podem aumentar o apetite.

E qual é o tipo de dor?

  1. Dor de fome: parece com a dor de fome, é um vazio/buraco. ...
  2. Aperto que sobe: pode ser refluxo.
  3. Cólica: é aquela que vai aumentando, aumentando e passa. ...
  4. Queimação: também pensa em estômago, úlcera, gastrite.
  5. Facada/aguda: chama mais atenção, geralmente é aquela leva ao pronto-socorro.