Quem tem graduação tecnológica pode fazer concurso para nível superior?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação.

Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.

Tecnólogo e a Polícia Federal
De acordo como Ministério da Educação (MEC), os cursos tecnólogos são de nível superior assim como o bacharelado e a licenciatura. Dessa forma, o tecnólogo pode prestar concurso público de nível superior.

Na visão do MEC, cursos de graduação em nível tecnológico só diferem dos de bacharelado e de licenciatura na duração. As três opções – bacharel, licenciatura e tecnólogo – são consideradas com igual peso, ou seja, são graduações de nível superior passíveis de financiamento e de bolsas oferecidas pelo governo.

Concurso público aceita diploma de tecnólogo? Conforme demonstrado no portal do Ministério da Educação (MEC), em regra, os editais que explicitam somente “diploma em curso superior de graduação”, aceitam cursos tecnólogos.

AS FORMAÇÕES MAIS COBIÇADOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

  • DIREITO. Sem dúvidas, a graduação em Direito está entre uma das mais atraentes para aqueles que pretendem ingressar na carreira pública. ...
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) ...
  • CONTABILIDADE. ...
  • ADMINISTRAÇÃO. ...
  • ECONOMIA. ...
  • ENGENHARIA.

Atualizado em 27/12/2021
Tecnólogo, na verdade, é o grau que se dá a quem é formado em algum curso superior de tecnologia, também conhecido como curso tecnológico. Ainda de acordo com o Censo, divulgado pelo MEC em setembro de 2019, o número de matrículas aumentou quase 10% em um ano nesse tipo de graduação.

Os cursos tecnológicos, ou cursos superiores de tecnologia, são de nível superior e para ingressar é necessário ter concluído o ensino médio. Ao final, o formando recebe um diploma de nível superior e pode continuar seus estudos fazendo uma pós-graduação.

De forma geral, as principais diferenças referem-se à duração do curso e ao objetivo profissional. Isso porque o curso tecnológico tem duração menor do que a graduação. Além disso, ele tem como foco o desenvolvimento de habilidades específicas enquanto o curso de graduação forma um profissional mais completo.

O cargo de policial rodoviário exige, como requisito, o certificado de nível superior, em nível de graduação, em qualquer área de formação em instituição reconhecida pelo MEC. A mesma regra vale para certificados de nível superior em instituições do exterior.

Ingresso rápido no mercado de trabalho
O tempo reduzido de duração e a alta possibilidade de empregabilidade fazem da formação tecnológica uma ótima opção para quem está saindo do ensino médio e quer ingressar logo no mercado de trabalho, assim como para quem está nele e quer alçar voos mais altos.

Código para do Twitter. Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

A duração dos cursos superiores tecnológicos varia entre 1.600 e 2.400 horas, sendo que os mais curtos, com duração de dois anos, são os seguintes: Comércio Exterior. Comunicação Assistiva. Comunicação Institucional.

Requisitos para área de TI: Diploma de nível superior em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou outro que seja na área de Informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Número de vagas: 2 para início imediato e 10 para cadastro reserva.

A estratégia mais buscada pelos candidatos aprovados para adiantar o diploma para concurso público sem finalizar o curso superior é a antecipação do diploma, através de um mandado de segurança. Contudo, é importante destacar que o aluno apenas consegue ter acesso a essa solução caso sua colação de grau esteja próxima.

O diploma tecnólogo tem a mesma validade do obtido por quem recebe o título de bacharel ou licenciado. Os cursos são ministrados por instituições de Ensino Superior, ou seja, faculdades, e garante ao formado o direito de cursar uma pós-graduação.