Quem tem gordura no fígado pode tomar vinagre de maçã?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

De todo modo, é fundamental ter uma alimentação saudável que auxilia na perda de peso. Vinagre de maçã protege o fígado? Verdade. Alguns ácidos presentes no vinagre melhoram a função hepática e reduzem o acúmulo de gordura no fígado, efeito que é perceptível com uma alimentação equilibrada associada.

Segundo o autor do vídeo, para preparar a bebida é necessário misturar “meio litro de vinagre de maçã, três colheres de mel e um litro e meio de água” e colocar a mistura no frigorífico durante cinco dias. “No final do quinto dia, deve tomar 50 ml de manhã e 50 ml à tarde”, acrescenta-se.

Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. Além disso, a mistura é capaz de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam fígado.

Alguns ácidos presentes no vinagre melhoram a função hepática e reduzem o acúmulo de gordura no fígado, efeito que é perceptível com uma alimentação equilibrada associada.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.

Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal, explica que, quando o ácido acético (principal constituinte do vinagre) é ingerido em jejum, ele vai automaticamente para o intestino delgado, estimulando a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas.

Existem plantas que podem auxiliar no tratamento de esteatose. A mais indicada é a Silimarina, que é o ativo da planta Cardo Mariano. Outras podem ser usadas para potencializar o tratamento, como o Picão Preto e a Eclipta alba.

Segundo Bruna Oliveira, o cardo mariano (Silybum Marianum) é uma planta medicinal que possui silimarina, uma substância natural ligada à diminuição da progressão de doenças hepáticas e de inflamação. Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere. “O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago.

O vinagre de maçã é rico em um mineral chamado Cromo, necessário em pequenas quantidades para regular a insulina e o metabolismo de açúcar no sangue, mas o excesso de Cromo pode gerar hipoglicemia. Portanto devemos ter cuidado com pacientes que fazem uso de medicamentos para o controle do diabetes.

Os alimentos ácidos podem causar indigestão e refluxo ácido em algumas pessoas, sobretudo quando são tomados antes de se deitar. Além disso, parece que o possível efeito de perda de peso que poderia ter o vinagre de maçã viria dado por estas náuseas que causa, e que fazem com que não tenhamos vontade de comer.

Qual o melhor suco para quem tem gordura no fígado? Para fazer um suco verde altamente desintoxicante, a nossa sugestão é apostar na mistura de limão, pepino, couve e gengibre.

“Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser. Isso porque diminuir as medidas com muita rapidez é até perigoso para o fígado.

A dieta detox para o fígado deve ter pouca gordura, incluir alimentos de fácil digestão e muita água. Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas.

Xantinon 30 Comprimidos - PanVel Farmácias.

Conhecido como Esteatose Hepática não alcoólica, o acúmulo de gordura pode causar inflamações que, com o tempo, se tornam lesões e cicatrizes. Os casos mais graves podem desenvolver cirrose e levar à perda da função do órgão, abrindo a necessidade de transplante.

Sintomas e diagnóstico

  • Dor no abdômen;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Aumento do fígado;
  • Barriga inchada;
  • Dor de cabeça constante.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada ao consumo de álcool, o consumo frequente de café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os pesquisadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes mesmo dos primeiros sinais aparecerem.

“Foi observado que o uso diário dessa quantidade do vinagre, diluído em água antes do almoço e jantar, teve resultados na redução média de dois quilos de peso em um mês nos participantes da pesquisa”, diz. “Esta é apenas uma recomendação de um estudo e o modo como foi disponibilizado para consumo.