Quem tem gordura no fígado pode tomar silimarina?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

A silimarina é usada como auxílio para tratamento de doenças hepáticas, como por exemplo a gordura no fígado.

Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

A resposta é simples, afinal você já deve ter escutado falar que tudo em excesso faz mal! Acontece que, mesmo não possuindo efeitos colaterais, uma dosagem excessiva de cardo mariano pode gerar alguns problemas gastrointestinais.

Existem alguns efeitos colaterais causados no início do tratamento com a silimarina, seja na forma de suplemento ou ainda do chá feito a partir da planta. além da diarreia, ela também pode causar excesso de flatulência (gases), inchaços na barriga, irritação no estômago e náuseas.

“Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser. Isso porque diminuir as medidas com muita rapidez é até perigoso para o fígado.

Gordura no fígado: o que é, sintomas e tratamento

  • Dor e inchaço abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Fezes esbranquiçadas;

Silimarina 300mg; Excipiente q.s.p 1 cápsula. Tomar 1 cápsula 1 vez ao dia antes da principal refeição.

Conhecido como Esteatose Hepática não alcoólica, o acúmulo de gordura pode causar inflamações que, com o tempo, se tornam lesões e cicatrizes. Os casos mais graves podem desenvolver cirrose e levar à perda da função do órgão, abrindo a necessidade de transplante.

É importante lembrar que a Silimarina também é um importante anti-inflamatório, capaz de prevenir o agravamento de doenças. Modo de usar: Tomar 1 Cápsula No Café Da Manhã E Antes De Dormir.

A silimarina é usada como auxílio para tratamento de doenças hepáticas, como por exemplo a gordura no fígado. A silimarina age na redução da gordura do fígado por conta de suas funções: antioxidante. antifibrótica.

É utilizada no tratamento de hepatopatias crônicas, cirrose, esteatose e lesões hepatotóxicas, produzindo melhora dos sintomas clínicos (cefaléia, astenia (fraqueza), anorexia, distúrbios digestivos, entre outros). Silimarina é uma erva floral, pertencente à família das margaridas e também da ambrósia americana.

Crianças entre 10 e 15kg: 25mg, 3 vezes/dia. Crianças entre 15 a 30kg: 50mg, 3 vezes/dia. Adolescentes: 75mg/dia. Adultos: 70 a 140mg, 3 vezes/dia, durante 5 a 6 semanas.

Os dois medicamentos não interagem de forma significativa. Não há problemas.

Sintomas e diagnóstico

  • Dor no abdômen;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Aumento do fígado;
  • Barriga inchada;
  • Dor de cabeça constante.

Não existe um tratamento específico para o fígado com excesso de gordura. Ele é determinado de acordo com as causas da doença, que tem cura, e baseia-se em três pilares: estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada ao consumo de álcool, o consumo frequente de café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os pesquisadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes mesmo dos primeiros sinais aparecerem.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...