Quem tem gordura no fígado pode tomar o chá de espinheira santa?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.

Este medicamento é contraindicado para crianças abaixo de 12 anos de idade. Não existem recomendações específicas para o uso de espinheira santa herbarium em pacientes idosos e outros grupos de risco.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

BENEFICIA O TRÂNSITO INTESTINAL
Estudos indicam que a planta possui ação laxativa leve, podendo ajudar na melhora do funcionamento intestinal. A Espinheira Santa também é levemente diurética.

Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. Além disso, a mistura é capaz de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam fígado.

cardo mariano

Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado.

Melhor dieta para eliminar gordura no fígado
Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

Você pode Eliminar gordura no fígado rápido reduzindo a ingestão de certos alimentos, por exemplo aqueles que contêm gordura saturada e trans. Dieta Low-Carb, reduzida em carboidratos, também tem bons resultados. O exercício físico regular e o consumo moderado de álcool podem ajudar.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE PRODUTO? Pessoas com histórico de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. Este produto é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade e alergia a extratos de Espinheira santa ou outras plantas da família Celastraceae.

O chá de espinheira santa (Maytenus Ilicifolia) é um ótimo aliado contra a má digestão pois possui propriedades que auxiliam no processo digestivo, na redução dos sintomas intestinais. Ela também apresenta em sua composição agentes anti-inflamatórios, boa quantidade de vitamina C, taninos e flavonoides.

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias. Apresentação: embalagem contendo 22,5g de folhas secas rasuradas de Maytenus ilicifolila, fracionadas em doses unitárias de 1,5g.

ex Reissek, conhecida popularmente como espinheira santa, pode ser utilizada nas gastrites, dispepsias e no tratamento coadjuvante de úlceras pépticas. Atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica1,2,3.

Como tomar espinheira santa? Tomar 1 ou 2 cápsulas três vezes ao dia antes das principais refeições.

O chá pode ser ingerido três vezes ao dia e é recomendado que seja consumido em jejum ou meia hora antes de sua próxima refeição. Se você tem problemas com acnes, eczemas ou cicatrizes, você pode aplicar compressas quentes do chá de espinheira santa nos locais desejados.

Efeitos colaterais e contraindicações no consumo do chá
Ela indica usar 20 g de espinheira-santa para cada 1 litro de água e tomar o chá até quatro vezes ao dia.

Os mais indicados são os chás de camomila, maracujá, hortelã e espinheira santa. Devem ser evitados chás mate (por causa do excesso de cafeína), cavalinha e sene.

Melhores chás para desintoxicar o fígado

  • Melhores chás para desintoxicar o fígado.
  • Chá verde.
  • Chás para desintoxicar o fígado: Chá de cardo mariano.
  • Chás para desintoxicar o fígado: Chá de boldo.
  • Chás para desintoxicar o fígado: Chá de hortelã
  • Chás para desintoxicar o fígado: Chá de alcachofra.

“Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser. Isso porque diminuir as medidas com muita rapidez é até perigoso para o fígado.