Quem tem gordura no fígado pode tomar açaí?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Estudos demonstram que o açaí, fruto da palmeira EUTERPE OLERACEA MART. afeta o metabolismo de lipídios e pode, portanto, ter efeito protetor sobre a esteatose hepática, além de apresentar efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.

O abacate além de ser um ótimo alimento para a saúde do fígado, também é uma ótima fonte de nutrientes e gorduras boas para o organismo como um todo. Essa fruta, quando consumida com regularidade, contribui para a produção de glutationa pelo organismo.

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, pasteurizado no mínimo a 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.

A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Um dos benefícios do açaí é o controle do colesterol, que ocorre por causa das antocianinas e fitoesteróis presentes no fruto. Essas substâncias auxiliam na redução do LDL, que é o colesterol ruim.

Como a cor do açaí vem da antocianina responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa do açaí mais certeza podemos ter de que se trata de um açaí saudável. Ou seja, quanto mais roxa sua boca e os seus dentes ficarem depois de comer ou tomar açaí como suco, maior será a ação antioxidante no seu corpo.

Além dos polifenóis, o açaí contém antocianinas que também agem como antioxidantes e contribuem para regular os níveis de colesterol. A fruta ainda apresenta boas quantidades de esteróis, que possuem benefícios cardioprotetores para as células, ocasionando o relaxamento dos vasos e melhorando a circulação sanguínea.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

Carnes brancas e ovos
O consumo adequado de proteínas é vital na dieta para gordura no fígado. No entanto, algumas fontes desse nutriente também são ricas em gordura saturada. Dessa forma, é melhorar priorizar as proteínas mais magras, como peito de frango, peixes e ovos.

O Native Açaí Zero Açúcar é apenas adoçado com stevia: não adicionamos açúcar, corantes ou conservantes. Retira-o do congelador cerca de 10 minutos antes de consumir, para apreciares a sua textura cremosa.

“Chegamos à conclusão que o açaí pode ser benéfico, pode melhorar doenças cardiovasculares. Pode impedir que o colesterol suba muito, pode impedir que os triglicerídios subam muito”, aponta Claudine Alves Feio, cardiologista da UFPA.

Deve-se evitar o consumo à noite, antes de dormir, porque ele é um estimulante, assim como o café e o chocolate e pode interferir na qualidade do sono.

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

  • Fast food. ...
  • Açúcar e sal. ...
  • Álcool. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos enlatados. ...
  • Frutos-do-mar.

Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinoa e aveia em flocos; Proteínas com pouca gordura, como ovos, tofu, frango e peixes de carne branca; Leite e derivados com pouca gordura, como leite e iogurte desnatados, e queijos brancos, como ricota, cottage e Minas frescal.

Batata doce
Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Limão combate gordura no fígado
E é essa água com limão que também vai ajudar no tratamento de quem sofre de gordura no fígado. Começar o dia já ingerindo a receita ajuda a eliminar o excesso de gordura, de açúcares e a desinflamar o órgão.

Um dos efeitos mais importantes do café está relacionado a Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) mais conhecida como Esteatose hepática ou “gordura no fígado". Estudos robustos mostram seu efeito protetor em relação a deposição gordurosa hepática, além de redução de fibrose e cirrose.