Quem tem gordura no fígado pode comer canela em pó?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Pode causar danos ao fígado: a canela contém grandes quantidades de cumarina. Estudos demonstraram que comer muita cumarina pode aumentar o risco de danos no fígado.

É que a especiaria é rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, entre os benefícios da canela, está a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Melhor dieta para eliminar gordura no fígado
Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

Ajuda a eliminar gordura no fígado
As propriedades detox do chá de canela-de-velho reduzem a taxa de triglicerídeos no sangue, auxiliando na regeneração do fígado. Por isso, a canela-de-velho funciona como aliada na prevenção da esteatose hepática (excesso de gorduras no fígado).

A canela não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou amamentando, Essa especiaria também é contraindicada para pessoas com úlceras ou que possuem doenças graves do fígado. No caso de bebês e crianças, é importante ter cuidado principalmente se houver histórico familiar de alergia, asma ou eczema.

Fibras. Aumentar o consumo de fibras vai ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, o que é muito benéfico quando temos o fígado gorduroso. Inclua no café da manhã alimentos como a aveia (em flocos ou farinha), cereais integrais (pão, granola) e frutas como a laranja, pera, kiwi e abacaxi.

Um cidadão com 90 quilos precisaria enxugar apenas 4,5 quilos para começar a desfrutar das benesses. “Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Qual a quantidade diária recomendada para consumo da canela? Para obter os benefícios da canela, estudos demonstram que o consumo diário deve ser em torno de 1 a 6 gramas ao dia.

- Ingerir uma colher de canela depois do jantar ou tomar 1 copo de leite morno com canela antes de ir dormir. O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez.

azeite

A esteatose hepática (gordura no fígado) na maioria das vezes esta relacionada com excesso de carboidratos refinados e não no consumo de determinados óleos. Para uma saúde geral, o melhor óleo seria o azeite, depois o óleo de soja. O melhor sal é o sal branco convencional.

cardo mariano

Segundo Bruna Oliveira, o cardo mariano (Silybum Marianum) é uma planta medicinal que possui silimarina, uma substância natural ligada à diminuição da progressão de doenças hepáticas e de inflamação. Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado.

Por fim, preparamos uma lista de cinco remédios naturais para tratar a gordura no fígado, confira abaixo:

  • Chá de alforva (feno-grego);
  • Chá de ispagula;
  • Chá de manjericão com alecrim;
  • Suco de melão e hortelã.

A aveia é rica em beta-glucana, um tipo de fibra, excelente para a saúde do fígado, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim que podem se acumular no fígado, por diminuir a absorção de gorduras da alimentação, melhorar o funcionamento do sistema imunológico e a combater inflamação que podem causar fígado gordo ...

- Dê preferência aos alimentos de baixo índice glicídico: frutas, alimentos integrais, tubérculos (ex. Batata doce, mandioca, cenouras), etc. E evite os de alto índice glicídico (>70): farinha branca, bolo, batata inglesa, arroz branco, macarrão, massas, tapioca, refrigerante, açúcar.

A dica é evitar, além das gorduras, também os carboidratos, como farinha branca e batata, e preferir sempre porções menores.

Como consumir a canela
O consumo de canela pode ser feito com a substância em pó (utilizado em chás ou sobre frutas, legumes e carnes), assim como em pau. É bastante comum também o condimento ser polvilhado sobre doces e pães.

Contraindicação do café com canela
Por acelerar o fluxo de sangue no corpo (e, desse modo, os batimentos cardíacos), a combinação não deve ser ingerida de forma exagerada por pessoas que têm hipertensão ou problemas cardíacos.

Outros cinco benefícios do café com canela

  • Fonte de vitaminas e minerais:
  • Café com canela possui vários antioxidantes:
  • Melhora a sua capacidade mental:
  • Pode prevenir doenças do coração:
  • Ajuda no combate ao resfriado: