Quem tem glicose alta pode comer batata?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Com certeza! Dentro de uma dieta equilibrada, você vai poder continuar fazendo ingestão desses alimentos sim. Olá, você pode sim consumir esses alimentos.

A batata doce regula o açúcar
Esse alimento contém amido em sua composição e isso, posteriormente, se transforma em açúcar, por isso precisa ser consumido com atenção pelo diabéticos.

Certo! De fato, por ser um alimento de baixo índice glicêmico, ela ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose no sangue.

Mas para baixar a glicose é preciso escolher vegetais sem amido. Nesta lista estão incluídos: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho, alho-poró, entre outros.

Faz bem para quem tem diabetes Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

Assim como o sorvete, um picolé de frutas sem açúcar pode ser uma opção de sobremesa. As nutricionistas recomendam que a pessoa com diabetes opte por frutas de menor índice glicêmico, como morango, cereja e kiwi.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

5 tipos de alimentos para evitar se você tem diabetes

  1. Açúcar e doces em geral. O açúcar, de todos os tipos, e as receitas que usam esse ingrediente em grandes quantidades têm uma alta concentração de glicose. ...
  2. Carnes processadas. ...
  3. Bebidas açucaradas. ...
  4. Frituras. ...
  5. Carboidratos refinados.

batata yacon

Além dos FOS, outras vantagens nutricionais da batata yacon são seus baixos valor calórico e índice glicêmico, já que é rica em água (até 90% do peso) e fibras (FOS). Estas características são interessantes especialmente para quem precisa enxugar alguns quilos ou domar a glicose no sangue.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Chocolate, macarrão ou linguiça são alguns dos piores alimentos para quem tem diabetes, porque além de serem ricos em carboidratos simples que aumentam a taxa de açúcar no sangue, não contêm outros nutrientes que ajudem a regular a quantidade de glicose no sangue.

Quando a batata-doce é assada pode apresentar índice glicêmico maior do que a batata-inglesa cozida. No forno, o calor desidrata a batata-doce, aumentando esse índice, que é a velocidade da liberação de glicose. Então o ideal é consumi-la cozida.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

As frutas que os diabéticos podem comer precisam ser de nível glicêmico médio para baixo, como: maçã, pera, laranja, mamão, cereja e entre outras.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.

A maçã também integra a lista das melhores frutas para quem tem diabetes. Além de ser fonte de diversas vitaminas, ela é uma grande fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar a presença de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, ajuda a manter a glicose sob controle.

Segundo a nutricionista, a água com limão ou mesmo o suco de limão são ideais como substitutos a sucos com maior quantidade de carboidratos para reduzir a quantidade de açúcar a ser consumida ao longo do dia.

Além do baixo nível de açúcar, os alimentos dessa categoria — amora, framboesa, morango e mirtilo — trazem propriedades antioxidantes e uma série de nutrientes, desde as vitaminas C e K passando pelo potássio e magnésio.