Quem tem glaucoma sente dor nos olhos?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

A crise de glaucoma costuma apresentar dor ocular e de cabeça latejante e intensa, podendo vir acompanhada de náuseas ou vômitos. Esta é uma emergência oftalmológica que deve ser tratada de modo precoce para evitar lesões irreversíveis do nervo óptico e da visão.

Caso o sintoma de dor ao movimento dos olhos tenha surgido de modo súbito (abrupto), e principalmente se vier acompanhado de outros sintomas como vermelhidão ocular, diminuição da acuidade visual (visão embaçada ou turva) e dor ocular mesmo ao repouso, é importante procurar um oftalmologista rapidamente.

Levantar muito peso e algumas posições onde a pessoa fique com a cabeça para baixo, como as praticadas no Yoga, contribuem para o aumento da pressão. Tocar instrumentos de sopro também não é recomendado para quem tem Glaucoma. A hipertensão e a diabetes são grandes vilãs do Glaucoma.

No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando. Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes.

O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular, suficientemente elevada, lesiona o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas.

Sim, o Glaucoma se não tratado adequadamente, pode levar à perda irreversível da visão. O Glaucoma mais frequentemente provoca uma perda progressiva do campo visual periférico, poupando a região central.

Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.

A causa mais frequente de dor nos olhos é a falta de óculos em pacientes com Hipermetropia. Leituras demoradas com óculos defasados também pode causar dor nos olhos. Além disso, a dor nos olhos tem causas inflamatórias, isquêmicas e até mesmo neoplásicas.

Glaucoma de ângulo fechado
É a variante mais agressiva da doença, sendo considerado um caso de emergência. Pacientes com glaucoma de ângulo fechado podem ficar cegos em questões de horas, já que o problema resulta de uma má formação anatômica que pode abruptamente bloquear o trabeculado.

Substâncias encontradas no cháverde – uma fonte bastante conhecida como sendo rica em antioxidantes e com propriedades terapêuticas – também podem beneficiar a saúde dos olhos.

Para aliviar a dor e irritação nos seus olhos, primeiro lave-os com água, faça uma compressa fria e úmida por cerca de 20 minutos, reduza a causa da fadiga ocular, ou seja, saia do celular ou computador, fique um tempo sem força a sua visão.

A pressão intra-ocular torna-se muito elevada e pode lesar o nervo óptico de forma rápida e agressiva. Este é o quadro de uma crise de glaucoma agudo, uma emergência oftalmológica que, se não tratada rapidamente, leva à perda visual irreversível, parcial ou mesmo total, em questão de horas.

Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Colinérgicos (mióticos)
É o tipo de colírio mais indicado para o tratamento de glaucoma de ângulo fechado, que costuma ser urgente e promove maiores danos ao nervo óptico em pouco tempo.

Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

#Você sabia que os segurados do INSS diagnosticados com glaucoma, dependendo no grau da patologia, tem direito a receber auxílio-doença ou até mesmo ser aposentado por invalidez. #Para isso será necessário comprovar, por meio de laudo médico, a existência e a intensidade da doença.

O principal risco do glaucoma é levar o paciente à perda completa e irreversível da visão, por isso, consultar-se regularmente com um médico oftalmologista é de suma importância.

Existem diversos tipos de glaucoma, os principais são:

  • Glaucoma de ângulo aberto.
  • Glaucoma de ângulo fechado.
  • Glaucoma de pressão normal.
  • Glaucoma congênito (criança já nasce com glaucoma)
  • Glaucoma juvenil (nas crianças pequenas e adolescentes)
  • Glaucoma secundário.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.