Quem tem glaucoma pode carregar peso?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

É preciso cuidado com algumas atividades que exigem esforço. Levantar muito peso e algumas posições onde a pessoa fique com a cabeça para baixo, como as praticadas no Yoga, contribuem para o aumento da pressão. Tocar instrumentos de sopro também não é recomendado para quem tem Glaucoma.

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular.

Sim, o Glaucoma se não tratado adequadamente, pode levar à perda irreversível da visão. O Glaucoma mais frequentemente provoca uma perda progressiva do campo visual periférico, poupando a região central.

O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

  • Aposentadoria. Por idade. Rural. Tempo de contribuição. Por invalidez. Especial.
  • Auxílios. Doença. Acidente. Reclusão.
  • Pensão por morte.
  • salário maternidade.
  • BPC/LOAS.

O aumento da pressão ocular ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção e a drenagem do líquido que preenche nosso olho, chamado humor aquoso.

Sim, dependendo da gravidade do glaucoma congênito, é possível que a pessoa seja considerada incapacitada para o trabalho e tenha direito à aposentadoria por invalidez.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Após diagnosticado, o tratamento mais comum do glaucoma é o uso de colírios, que ajuda a controlar a pressão intraocular, diminuindo os impactos no nervo óptico e preservando a visão do paciente. Mas nos casos em que os colírios não são eficientes, a melhor opção é a cirurgia.

Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas são fundamentais na prevenção de degeneração macular, da catarata e da progressão de doenças, como o glaucoma. Laranja, acerola, morango, limão, abacaxi e maracujá são bons exemplos de frutas cítricas para serem adicionados à dieta.

Pode ficar tranquilo. Assistir TV durante muito tempo, uso intenso do computador ou ler durante um longo período são atividades que não causam aumento da pressão intraocular.

Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

Porém, o glaucoma avançado pode apresentar:

  1. Perda gradual da visão lateral.
  2. Dor forte e súbita em um dos olhos.
  3. Visão embaçada.
  4. Olhos vermelhos e inchados.
  5. Náuseas e vômitos.
  6. Dores na testa.
  7. Lacrimação.
  8. Sensibilidade à luz.

O glaucoma é uma doença crônica e progressiva. Isso quer dizer que não tem cura e piora com o passar do tempo. Muitas pessoas acreditam que basta usar os colírios para controlar a doença. Contudo, o acompanhamento regular com o oftalmologista é fundamental.

De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.

Hipertensão e diabetes
Pessoas com hipertensão e diabetes são mais propensas a desenvolver ou agravar casos de glaucoma, segundo mostram alguns estudos. Esses achados mostram que pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2, apresentam 35% mais chances de agravar ou desenvolver a doença.

Assim, quem tem glaucoma não deve usar medicamentos corticoides sem prescrição médica. Na necessidade de um tratamento que envolva os corticoides, é preciso consultar o oftalmologista para um monitoramento do glaucoma durante seu uso.