Quem tem gastrite pode tomar suco de maracujá?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O maracujá tem alto teor de água, ideal para melhorar a digestão. Ele também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas.

As frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, kiwi e acerola, são ricas em ácidos que podem aumentar a acidez do estômago e relaxar o esfíncter esofágico, piorando os sintomas de azia e queimação em algumas pessoas.

Quem tem alergia a frutas cítricas, pode tomar suco de maracujá? O maracujá está entre as frutas semi cítricas, neste caso, em casos de alergia, o consumo dessa fruta é contra indicado, seja qual for a apresentação.

O suco de couve é uma boa opção para aliviar a queimação e outros sintomas de gastrite, porque contém glicosinolatos, vitamina C, betacarotenos e catequinas, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, ajudando na cicatrização e aliviando a dor de estômago.

Sucos de maçã, pera, melão, melancia e uva são mais alcalinos e muito benéficos à saúde — exemplifica.

Alguns alimentos podem piorar a gastrite e, por isso, devem ser evitados. Clariana cita, sobretudo, os alimentos ácidos. Dessa forma, sucos de laranja, limão, maracujá, abacaxi, acerola, café preto e chás escuros não são boas pedidas para o café da manhã de quem tem gastrite.

Frutas cítricas: frutas como limão, laranja, tangerina e até o tomate, em geral, aumentam o teor de acidez do estômago. Evite consumir esses alimentos durante uma crise de gastrite e principalmente se estiver com o estômago vazio.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

Para aqueles que não gostam de chá, o suco de pera é uma excelente alternativa. Além de ser rica em diversas vitaminas, minerais e fibras, a pera consegue diluir o suco gástrico, assim, quando o refluxo ocorre, a sensação de queimação é menor. Suco de pera para azia é uma ótima opção para quem sofre de refluxos.

Raramente podem ocorrer reações adversas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia. Doses excessivas poderão provocar sedação prolongada e estados de sonolência. Informe ao seu profissional de saúde o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do produto.

A vitamina B-12 é absorvida pelo trato gastrointestinal a partir de alimentos como leite, carnes e ovos. A causa da deficiência de vitamina B-12 é uma gastrite desencadeada por diferentes mecanismos.

O maracujá tem vitamina C, que é muito bom para a imunidade, saúde e energia, mas também é uma fonte importante de vitamina A. Esse nutriente atua na prevenção de muitas doenças, estimula o desenvolvimento infantil e é essencial para a formação e manutenção dos tecidos oculares.

Ele hidrata, refresca e traz bem estar, mas não tem ativos calmantes. Não há problema em bater o suco com as sementes e não coar. Somente pessoas com gases e doenças intestinais devem evitar.

A resposta é que sim! Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central. Esses compostos estão mais presentes nas folhas do pé de maracujá.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.