Quem tem gastrite pode tomar o domperidona?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Em pacientes com gastrite, é comum associar a domperidona ao tratamento para cicatrização do esôfago e do estômago, já que o medicamento impede que o alimento fique muito tempo nesses órgãos durante a digestão. A medicação também é bastante indicada para pacientes com náuseas e vômitos.

Domperidona é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh 7 a 9) ou grave (Child- Pugh > 9). Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh 5 a 6). Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

Entre os efeitos colaterais mais comuns podemos citar: dor de cabeça, diarreia, depressão, agitação, ansiedade, menstruação irregular, galactorreia (secreção de leite), dor mamária, aumento do volume das mamas, retenção urinária e boca seca.

Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito. Para as outras indicações, a duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.

Ingestão com alimentos: Não há restrições específicas quanto à ingestão de alimentos juntamente com o pantoprazol. O pantoprazol pode ser administrado com ou sem alimentos. Interferência em exames de laboratório: Em alguns poucos casos isolados detectaram-se alterações no tempo de coagulação com o uso do produto.

Os remédios antirrefluxo são mais uma opção de medicamento para estômago ruim, que vão te ajudar a aliviar esse, que é um sintoma recorrente da má digestão. As principais opções que você encontra aqui incluem: Dexilant, Bromoprida e Motilium.

Observações: É recomendado o uso de domperidona antes das refeições. Se ele for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada. Em pacientes com insuficiência renal, a frequência das doses deve ser reduzida (ver “Precauções e Advertências”).

Inibidores da bomba de prótons, estes como omeprazol, pantoprazol e lansoprazol. Antagonistas dos receptores da histamina cimetidina, nizatidina ou famotidina.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg).

LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO. Venda sob prescrição médica.

Este medicamento é indicado para o alívio sintomático da acidez estomacal, azia e má digestão associadas ao diagnóstico de úlcera péptica, gastrite, esofagite péptica e hérnia de hiato e também para o alívio dos sintomas provocados por gases.

O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia. Contudo, em geral são de leve intensidade e tendem a desaparecer no decorrer do tratamento(2).

Como Pantoprazol funciona? A fórmula do medicamento age reduzindo a acidez produzida pelo estômago, reduzindo a incidência de problemas como gastrite, gastroduodenites, refluxo gastroesofágico entre outras.