Quem tem gastrite pode tomar o chá de alfavaca?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais.

O chá de alfavaca pode eliminar toxinas e combater processos inflamatórios, pela alta concentração de flavanoides. Na presença de sintomas de gripes e resfriados, tosse e dor de garganta, o chá de alfavaca é um excelente expectorante das vias aéreas superiores, auxiliando na eliminação de mucos e secreções.

A folha de alfavaca é rica em ômega-3, um ácido graxo excelente para a saúde cardiovascular. Popularmente conhecido como uma “gordura boa”, o ômega-3 ajuda a controlar o nível de colesterol do corpo e a prevenir doenças ligadas à saúde do coração, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

O tratamento 2 (160 mg/L de óleo de alfavaca cravo) apresentou eficácia de 33% e 87%, nas primeira e segunda horas respectivamente. Já o tratamento 1 (40 mg/L óleo de alfavaca cravo) mostrou eficiência somente nas duas últimas horas alcançando mortalidade de (80%) (Figura 1).

Ferva um litro de água; Coloque duas colheres de extrato de alfavaca desidratada ou algumas folhas frescas na água; Tampe a vasilha e deixe a mistura descansar por cerca de 20 minutos; Retire as folhas ou coe o chá e beba sem adoçar.

Chá de Alfavaca
O resultado é uma bebida muito aromática e boa para auxiliar no tratamento renal. Ferva 300 ml de água e depois adicione 1 colher de sopa cheia de folhas de Alfavaca. O ideal é ferver a água sem a erva junto, para o chá não amargar.

Para revigorar as energias a fim de começar a semana com o pé direito, faça o banho purificador com alfavaca, que é ótimo para alcançar o equilíbrio energético para enfrentar a semana com coragem e fé.

Alfavaca como cosmético
Por ter propriedades adstringente, antibacteriana, antifúngica, antioxidante e antisséptica, a alfavaca pode ser aplicada nos cabelos na forma de infusão cremosa, preparada do seguinte modo: Para cada 250 ml de água fervida, acrescentar duas colheres de sopa de alfavaca, tampar e deixar esfriar.

Para que serve a Alfafa
Assim, a alfafa pode ser utilizada para: Auxiliar no tratamento de ansiedade e estresse, já que também possui ação calmante; Combater a má digestão e a prisão de ventre; Diminuir a retenção de líquidos, devido à sua ação diurética.

Ainda conforme Fabiana Fontes, a planta pode ser usada como chá, em formato de oléos essenciais, e para inalação. E as folhinhas de alfavaca podem ser comidas para melhorar a tosse e a saúde da garganta. "A alfavaca é uma planta extremamente acessível e muito fácil de se preparar e consumir.

O chá de alfavaca é um ótimo regulador de sintomas da diabetes, isso porque a bebida tem o poder de regular o excesso de insulina no corpo, assim, controlando o ganho de peso. Trabalhando como um excelente ajudador da diabetes, o chá de alfavaca é um excelente melhorador dos níveis de colestrol no corpo.

Como fazer o Chá de Alfavaca : Coloque as folhas em um copo, derrame água quente sobre elas e deixe descansando por 10 ou 15 minutos. Como beber: O ideal é tomar o chá morno antes de deitar, pois é durante o sono que o corpo se restabelece.

Não adoçar. Em uma caneca coloque 1 xícara (250ml) de água e acrescente 1 colher de chá (5g) da erva, ferva por dois minutos, desligue e tampe, deixar em repouso por 15 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido. Não adoçar.

Receita de chá de alfavaca
1 colher de chá de alfavaca; 1 xícara de chá de água; Açúcar ou adoçante natural (opcional).

eugenol

Alguns constituintes do óleo essencial foram caracterizados por cromatografia de fase gasosa, sendo o eugenol o principal componente (53,90%). Desta forma, a alfavaca apresenta-se como uma nova fonte de eugenol e, conseqüentemente, de antioxidante natural.

Faz bem para o coração. O cálcio, o ferro, a vitamina K, as fibras e os agentes antioxidantes presentes na erva são indicados para manter a saúde do coração. Se for consumido a longo prazo, a erva aromática pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e auxiliar no processo de circulação sanguínea.

O chá de manjericão possui propriedades anti-inflamatórias e compostos bioativos como eugenol, canfeno, cineol, e cânfora que abrem as vias respiratórias e ajudam a melhorar a respiração. Esse fator anti-inflamatório traz uma sensação de bem-estar para quem sofre de sinusite, rinite ou está passando por uma gripe.