Quem tem gastrite pode tomar chá de capim-santo?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

O capim-santo pode auxiliar no tratamento da gastrite, porque contém ótimas quantidades de flavonoides e taninos, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, neutralizando e diminuindo a acidez no estômago e ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite.

Se for possível, tome chá de erva- doce ou erva-cidreira, todos os dias. - Evitar chicletes. - Evitar bebidas alcoólicas.

Normalmente essa planta é preparada na forma de infusão de suas folhas e é usada como calmante, analgésico e para alívio de dores de estômago, abdominais e de cabeça. Além disso, seu uso também é feito para diminuir a febre, como antirreumático e diurético, bem como em distúrbios digestivos.

Ervas podem ser poderosas aliadas no tratamento da gastrite, aliviando seus sintomas desconfortáveis.
...
E as plantas podem te ajudar!

  • Espinheira Santa (ver produto).
  • Guaçatonga (ver produto).
  • Alcaçuz europeu (ver produto).
  • Zedoária (ver produto).
  • Hortelã (ver produto).
  • Menta (ver produto).

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Isso porque, se você ferve as folhas, pode acabar eliminando suas qualidades e, além de não garantir os benefícios da erva, ainda acaba produzindo uma bebida com sabor muito amargo.

O Capim-cidreira diz respeito à planta de nome científico Cymbopogon citratus, também conhecido como “Capim-limão” ou “Capim santo”. Por outro lado, a erva-cidreira possui o nome científico: Melissa officinalis. Além disso, também é importante destacar a diferença visual e na textura das plantas.

A indicação dos nutricionistas é consumir três xícaras do chá por dia, quente ou gelado: no lanche da manhã, 30 minutos após o almoço e no lanche da tarde. O ideal é usar a erva fresca, seca ou em sachê.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, capacidade de melhorar a digestão e de combater gases e distensão abdominal, o chá de dente-de-leão é uma boa opção para tratar dores de estômago.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Como aliviar a Gastrite?

  1. Passe longe de vícios. Fumar causa problemas de saúde, inclusive gastrite. ...
  2. Moderar no café O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. ...
  3. Alimentação balanceada. ...
  4. Comer de três em três horas. ...
  5. Controlar o estresse e a ansiedade.

Capim-cidreira ou Capim-santo (Cymbopogon citratus)
Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico. Nativa da Índia, resiste a diversos climas e solos. A infusão alivia o estresse, refresca e combate gases intestinais.

Segundo, as inúmeras doenças tratadas por esse suco, dentre elas, problemas no estômago, inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé de atleta, convulsões, doenças do fígado, reumatismo, rins, estresse e tensão muscular. Ufa!

A Espinheira-santa é muito usada em casos de gastrite, dores de estômago, azia e problemas de má digestão, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular e, além disso, reduzem a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago.

Confira então uma lista de chás que, de uma maneira ou outra, podem ajudam quem sofre com a gastrite:

  • Espinheira-santa;
  • Hortelã;
  • Guaçatonga;
  • Funcho;
  • Melissa;
  • Hamamélis;
  • Capim-limão;
  • Camomila.

CHÁ DE BOLDO
A bebida também possui substâncias que são anti-inflamatórias, adstringentes e anti-espasmódicas. Desta maneira, as taxas de acidez no estômago acabam caindo, diminuindo o desconforto abdominal e os gases intestinais.

Gastrite crônica é geralmente tratada com medicação do tipo inibidores da bomba de prótons e antiácidos. Estes tratamentos visam neutralizar os ácidos do estômago, e ajudam o revestimento do estômago a se regenerar.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Café da manhã para quem tem gastrite: o que comer?

  • Frutas (não ácidas);
  • Ovos;
  • Chás claros;
  • Queijos brancos ou com baixo teor de gordura;
  • Iogurte semidesnatado.

Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo do capim-santo pode causar tontura, sono, fraqueza, enjoo, boca seca e pressão baixa, podendo causar desmaio.

Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.