Quem tem gastrite pode comer requeijão light?

Perguntado por: ddiniz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Queijo fresco Ricota ou cottage ou requeijão light, geleia. * Evitar o consumo de café, chá preto, mate e achocolatados * Se não quiser consumir pães, pode substituir por uma fruta e um cereal integral; exemplo: banana amassada com aveia ou mamão com granola.

Na gastrite alimentos gordurosos podem piorar os sintomas clínicos. Prefira queijos com menor teor de gordura, como o cottage e a ricota. O consumo de queijos não atrapalha o tratamento do H. Pylori, que é uma bactéria.

Por isso, pessoas que já têm gastrite devem evitar consumir os seguintes alimentos: condimentos, maionese, mostarda, ketchup, manteiga, margarina, vinagre, refrigerantes, chocolate, café, leite, álcool, molhos gordurosos, frituras, enlatados e embutidos, porque agravam a inflamação", explica.

Leite e iogurte desnatado e queijos magros
Por isso, vale fazer o teste, mas é importante que seja leite desnatado, praticamente sem gorduras. Já o iogurte desnatado e queijos magros, por serem fermentados, têm caráter ácido, por isso estimulam muito menos a produção de ácido clorídrico.

Prefira grãos integrais como pão, arroz e macarrão, além de queijos brancos como ricota, minas frescal e coalho. Leite desnatado, iogurte natural integral e temperos naturais também podem ser consumidos.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Grãos integrais, como aveia, cuscuz e arroz integral. Vegetais de raiz, como batata doce, cenoura e beterraba. Vegetais verdes como aspargos, brócolis e vagem.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

O iogurte é capaz de afastar a gastrite ao manter o estômago saudável e os níveis de acidez sob controle”, justifica a epidemiologista Lizbeth Lopez Carrillo, uma das autoras. Esse efeito protetor se dá graças à presença de bactérias, só que do bem, na receita do alimento.

As batatas doces são uma ótima opção para quem sofre de gastrite. Rica em fibras, a batata-doce pode ajudar a reduzir a inflamação, acalmar o revestimento do estômago irritado e fortalecer a saúde digestiva.

Como acabar com a dor
Vá adicionando outros pratos aos poucos, para não irritar o estômago. Invista em comidas leves, preparadas sem muito óleo e temperos, como purê de batata, macarrão cabelinho de anjo e filé de frango grelhado.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Poderá comer macarrão na vigência de tratamento para gastrite e esofagite, mas moderação na quantidade será fundamental para não evoluir com glicemias elevadas e até mesmo diabetes.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença. O problema é que o açúcar possui uma rápida digestão, e pode, dessa forma, elevar a fermentação do intestino e causar um desconforto de fundo gástrico.

Quem tem gastrite pode comer tapioca? Assim como o ovo, a tapioca não prejudica os sintomas da gastrite. Ela é considerada, inclusive, um ingrediente bem leve, neutro e pobre em gorduras - isto é, não causa dor ou inflamação no estômago.

Comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Hábito importante para pessoas que sofrem de gastrite
Beber água pela manhã auxilia nos níveis de acidez provocados por problemas estomacais, como a gastrite. Para quem tem esse problema a dica é beber água antes da primeira refeição diariamente para diminuir possíveis desconfortos.

Óleo de coco: Esse é um dos óleos mais saudáveis para a nossa alimentação. Ele é eficaz para combater fungos, bactérias e vírus. então, se a causa da gastrite for o H. Pylori, com certeza será um bom aliado, desde que consumido com moderação.