Quem tem gastrite pode comer pão de forma integral?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

As proteínas do ovo ajudam a reconstituir a parede do estômago após o jejum noturno e o pão integral controla os níveis de ácido clorídrico, substância por trás da queimação.

Quem tem gastrite, pode comer pão integral, e ovos cozidos? Se você não tem sintomas quando come pão integral e ovos não há problemas.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Evite tb industrializados, preferindo um pão caseiro com farinha de aveia e amêndoas. O tipo de pão vai depender da causa da gastrite e esofagite. Se houver alguma hipersensibilidade (alergia) ao trigo, é possível que seja necessário utilizar alternativas sem glúten.

Comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

Suco de batata-inglesa

  • Descasque a batata-inglesa, rale e esprema até sair o leite;
  • Tome 1 colher (sopa) em jejum ou 30 minutos antes das refeições;
  • Este suco também pode ser consumido quando sentir os sintomas da gastrite;
  • Tome este suco durante 2 semanas.

Leite e iogurte desnatado e queijos magros
Por isso, vale fazer o teste, mas é importante que seja leite desnatado, praticamente sem gorduras. Já o iogurte desnatado e queijos magros, por serem fermentados, têm caráter ácido, por isso estimulam muito menos a produção de ácido clorídrico.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

Olá, não tem contraindicação, apenas seja moderado no consumo.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Mas o leite não deve ser abolido da alimentação de quem sofre de gastrite. Nutricionistas indicam que o leite puro não deve ser ingerido, mas derivados pode fazer parte da dieta, sem excessos e em quantidade moderada.

As batatas doces são uma ótima opção para quem sofre de gastrite. Rica em fibras, a batata-doce pode ajudar a reduzir a inflamação, acalmar o revestimento do estômago irritado e fortalecer a saúde digestiva.

BOLACHAS DE LEITE, MAISENA OU ÁGUA E SAL
Para quem gosta de bolacha, é recomendado consumir biscoitos de água e sal ou maisena ao invés dos recheados, que são muito gordurosos. Assim como as frutas não ácidas, as bolachas são opções para o lanche da tarde.

Pode comer aveia sim! Para quem tem gastrite prefira carnes magras, alimentos cozidos, assados ou grelhados, temperos frescos, frutas não ácidas, verduras e chás claros (erva-doce, camomila).

Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença. O problema é que o açúcar possui uma rápida digestão, e pode, dessa forma, elevar a fermentação do intestino e causar um desconforto de fundo gástrico.