Quem tem gastrite pode comer carne de porco?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Olá! Se a bactéria no estomago (provavelmente a H . pylori) estiver lhe causando gastrite, é importante realizar uma adequação alimentar orientada pelo médico que te acompanha. Não há uma restrição específica quanto a carne de porco.

Elas são feitas com ingredientes naturais e nutritivos que não agridem a mucosa do estômago.

  1. Canneloni de espinafre. Ingredientes. ...
  2. Hambúrguer de aveia. Ingredientes. ...
  3. Almôndegas de berinjela. ...
  4. Arroz de couve-flor para acompanhar com iscas de frango ao forno. ...
  5. Taco de alface com frango e legumes. ...
  6. Espaguete de abobrinha.

Os alimentos ricos em gorduras que também são alimentos ruins para refluxo são peixe e batata frita, bem como cortes de carne gordurosos, em particular carne de porco e cordeiro.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença. O problema é que o açúcar possui uma rápida digestão, e pode, dessa forma, elevar a fermentação do intestino e causar um desconforto de fundo gástrico.

Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.

Quem consumiu o iogurte com probióticos apresentou uma queda considerável na atividade da bactéria por trás da inflamação estomacal.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.
  • Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  • Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de camomila.

Outros alimentos indicados para quem tem gastrite são: cereais, arroz, massas, leite e derivados desnatados ou light, peixes, ovo cozido, gelatina, manjar, temperos frescos e chás (erva doce, camomila, cidreira, hortelã, maçã).

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

“A batata cozida é um dos melhores remédios para combater a acidez estomacal, pois ela contém propriedades capazes de alcalinizar o ph, aliviando os sintomas da azia, má digestão, gastrite e doenças estomacais em geral. Geralmente, toma-se como suco, optando pela forma crua do alimento”, completa.

As batatas doces são uma ótima opção para quem sofre de gastrite. Rica em fibras, a batata-doce pode ajudar a reduzir a inflamação, acalmar o revestimento do estômago irritado e fortalecer a saúde digestiva.